Representantes da gestão central, professores e estudantes debateram o tema na última sexta-feira, 10

Coordenadores de NDEs relataram boas práticas e resultados de pesquisa com os egressos
Foto: Raphaella Dias | UFMG

Na área da avaliação institucional, a UFMG tem reunido esforços relacionados à questão da relação com os egressos. O tema foi a motivação para encontro realizado na última sexta-feira, 10 de novembro.

No evento, promovido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pela Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), a diretora de Cooperação Institucional, Zélia Lobato, falou de iniciativas como o programa Sempre UFMG e o portal web dedicado aos egressos, e representantes de Núcleos de Desenvolvimento Estruturante (NDEs) compartilharam boas práticas nos cursos de Controladoria e Finanças, Cinema de Animação e Artes Digitais e Engenharia de Controle e Automação. Nessa etapa do encontro, foi apresentado o programa SempreEQ, em que os estudantes de Química organizam mentorias, eventos e outras ações de aproximação com os egressos.

Viviane Birchal:
Foto: Raphaella Dias | UFMG

“As iniciativas que investem no relacionamento com os egressos geram subsídios para  reformulação de propostas pedagógicas dos cursos, assim como as respostas a formulários enviados recentemente aos ex-estudantes, que possibilitam compor o perfil desses ex-alunos, incluindo sua inserção no mundo do trabalho”, comenta a diretora de Avaliação Institucional, Viviane Birchal, que também preside a CPA. A Comissão propôs aos NDEs que trabalhassem, em 2002 e 2023, com formulários que foram adaptados pelos cursos para a obtenção de informações específicas a cada um.

A questão da evasão também esteve presente no debate. “Essa é uma grande preocupação da gestão, que trabalha para conceber e aprimorar ações preventivas”, diz Viviane Birchal. O tema foi o mote da apresentação da pró-reitora adjunta de Graduação, Maria José Flores. Ela fez um relato de constatações do grupo de trabalho sobre autoavaliação da Prograd.

O GT descobriu, por exemplo, que os estudantes que ingressam por meio da reserva de vagas das ações afirmativas não evadem mais que os da ampla concorrência, ao contrário do que diz o senso comum. O professor Claudio Martins Nogueira, do GT que trata do tema, falou sobre evasão e permanência de estudantes na UFMG.

O encontro pode ser assistido no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.

Fonte: Portal da UFMG