Arte e loucura sempre estiveram de mãos dadas na história humana. Mas, será que existe mesmo uma linha que define a sanidade? Pensando nisso, há 11 anos, o grupo musical São Doidão suaviza as fronteiras entre o normal e o louco em busca da inserção social de pessoas com sofrimento mental. O grupo se apresenta no próximo sábado, dia 13 de maio, no Sarau Musical do Espaço do Conhecimento UFMG. O show acontece às 11h, na cafeteria, e integra a programação da 15ª Semana Nacional de Museus.
O São Doidão surgiu nos Centros de Convivência da Política de Saúde Mental, mantidos pela Prefeitura. Em suas apresentações, o grupo incentiva a reflexão sobre a loucura e dá vazão à produção de artistas acometidos de sofrimento psíquico. No sábado, o coral fará releituras de clássicos da MPB, além de tocar composições próprias.
Idealizado e coordenado pelo regente Helvécio Viana, o grupo lançou o primeiro álbum, Os Devotos de São Doidão, em novembro de 2013. Em 2009, recebeu o Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade, concedido pelo Ministério da Cultura em parceria com a FIOCRUZ.
O Sarau Musical deste mês faz parte a programação do Espaço do Conhecimento UFMG para a 15° Semana Nacional de Museus. Anualmente, o evento comemora o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando espaços culturais brasileiros desenvolvem uma programação especial. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
O Espaço do Conhecimento UFMG conta com diversas atividades e atrações durante essa semana, como instalação interativa, apresentações teatrais e exposição na Fachada Digital. Para mais informações, acompanhe o site e siga nossas redes sociais!
15ª Semana Nacional de Museus no Espaço do Conhecimento UFMG Sarau Musical apresenta São Doidão Quando: 13 de maio, às 11h Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. Link para vídeo: https://goo.gl/lSmMJ6 |