Orgulho LGBTQI+ : Lugares de acolhimento em Belo Horizonte – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Orgulho LGBTQI+ : Lugares de acolhimento em Belo Horizonte

Lugares de acolhimento para a população LGBTQI+ em Belo Horizonte

A comunidade LGBTQI+ historicamente sofreu uma grande perseguição motivada por discriminação e preconceito de camadas diferentes da sociedade. São indivíduos que sofrem diariamente por conta de seu gênero e de sua sexualidade, que foi vista por muitos anos como “desviante”.

Infelizmente, até os dias de hoje, os impactos desse pensamento retrógrado afeta e desampara gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transgêneros, transsexuais e todas as pessoas que fogem da heterossexualidade, imposta como o correto.

Em contrapartida aos anos de opressão, algumas pessoas criaram centros de acolhimento, onde promovem a inserção da população  LGBTQI+ em algumas camadas da sociedade, possibilitando o acesso a estudo, cultura, lazer, trabalho e abrigo, dando suporte e oportunidade a essas pessoas.

Saber da existência desse ambientes é importante tanto para a população LGBTQI+, quanto para apoiadores e pessoas solidárias à causa. Neste texto, destacamos duas propostas de centro de acolhimento na cidade de Belo Horizonte, a Transvest e o Centro de Referência LGBT de BH.

Transvest

A Transvest é uma Organização não Governamental que oferece cursos pré-Enem, de idiomas, EJA, teatro e defesa pessoal para o público transgênero, transexual e travesti de Belo Horizonte, além de promover eventos culturais. As aulas são ministradas em uma sala que fica localizada no Edifício Maletta, no centro da capital mineira. Os cursos são gratuitos, pois o objetivo da ONG é inserir pessoas trans na sociedade, visto que a educação tradicional acaba por afastar esse público do ambiente escolar, devido à disseminação de ódio.

A ONG foi fundada pela professora e ativista Duda Salabert e conta com os funcionários são voluntários. A instituição se mantém a partir de doações, eventos e bazares e toda a verba arrecadada é destinada para auxiliar os alunos e alunas do projeto com transporte, alimentação, além de custos mensais com o material didático, aluguel da sala e limpeza do local. Em 2017, a Transvest criou a primeira casa para acolhimento de pessoas trans em situação de rua.

EndereçoEdifício Arcângelo Maletta – R. da Bahia, 1148 – Centro, Belo Horizonte – MG

Funcionamento: 24 horas (durante a pandemia, os dias, horários e formas de atendimento podem ter se alterado; entre em contato para se informar)

E-mail: contato@transvest.org

Instagram: https://www.instagram.com/ongtransvest

Facebook: https://www.facebook.com/transvest

Colabore com a campanha de financiamento coletivo: https://evoe.cc/transvest

Conheça mais o trabalho da ONG Transvest:

Centro de Referência LGBT

O Centro de Referência LGBT de Belo Horizonte foi inaugurado em 2018 pela Prefeitura da cidade. Localizado na Rua Curitiba, na região central , oferece diversos serviços gratuitos à população LGBTQI+, como atendimento psicossocial, acolhimento de vítimas de preconceito e violência, grupos de apoio, atividades culturais e de lazer e espaços para reuniões de articulação política dos coletivos de gays, lésbicas, bissexuais e transsexuais.

Endereço: Rua Curitiba, 481 – Centro, Belo Horizonte – MG

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (durante a pandemia, os dias, horários e formas de atendimento podem ter se alterado; entre em contato para se informar)

Telefones: (31) 3277-4128 e (31) 3277-4227

Email: crlgbtbh@pbh.gov.br