A cerimônia de recondução da professora Sandra Regina Goulart Almeida ao cargo de reitora da UFMG será realizada nesta sexta-feira, dia 8, a partir das 18h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha, com transmissão para o auditório principal do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1). Em razão das medidas de segurança, os auditórios terão sua capacidade limitada e restrita. A comunidade poderá acompanhar a solenidade pelo canal da UFMG no YouTube.
Na oportunidade, Sandra Goulart Almeida dará posse ao vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e apresentará sua equipe de pró-reitores, diretores e assessores. Na ocasião será empossada a nova diretora científico-cultural do Espaço do Conhecimento UFMG, professora Sibelle Cornélio Diniz, e o diretor adjunto, professor Carlos Eduardo Porto Villani.
Diretoria do Museu – Espaço do Conhecimento UFMG
Sibelle Cornélio Diniz – é economista, mestre e doutora em Economia e professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG. Atua em pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: economia social, economia popular e solidária, economia da cultura. Coordena o Grupo Colmeia, da Face/UFMG, que desenvolve ações junto a iniciativas econômicas populares na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desde 2016, atua ainda na interface entre educação e cultura como coordenadora do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento UFMG.
Carlos Eduardo Villani – é graduado em Física – Licenciatura – pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre e doutor em Educação pela UFMG. É professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, lotado no Colégio Técnico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da física, laboratórios didáticos, teoria da atividade, práticas discursivas e argumentação científica. Coordena o Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG, desde 2018.
Inaugurado em 21 de março de 2010, com seu recém completado 11 anos, o Espaço do Conhecimento UFMG foi o primeiro equipamento do circuito cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O museu, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações de arte e cultura, palestras e sessões de observação do céu, no planetário e no terraço. Fruto de parceria entre a UFMG e o Governo de Minas, integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é patrocinado pelo Instituto Unimed-BH e pela Cemig. Desde 2017, contou, para projetos específicos, com recursos da Petrobras, da Cemig e do BDMG Cultural.
Na estrutura da Universidade, o Espaço conta com o apoio das Pró-reitorias de Extensão, Pesquisa e Administração, da Diretoria de Cooperação Institucional (Copi), do Centro de Comunicação (Cedecom), do Cecom e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).
Espaço do Conhecimento UFMG em números
O museu tem sua estratégia concebida por um conselho científico-cultural e se divide em núcleos dedicados à expografia, audiovisual, astronomia, ações educativas e acessibilidade, comunicação e design, produção, administração e secretaria. Professores da UFMG coordenam as atividades com o suporte de profissionais, bolsistas e estagiários. Atualmente, possui uma equipe composta por 6 professores, 45 estudantes (bolsistas e estagiários) e quinze funcionários terceirizados. Durante os últimos quatro anos, foram realizadas 7 exposições de curta duração e diversas ações de interação com os diversos públicos. Nos últimos quatro anos o museu ampliou seus visitantes contou com 143.871 visitantes (de janeiro de 2018 a janeiro de 2022), sendo 23.131 alunos de escolas agendadas para visitas mediadas. Durante o mesmo período, totalizou-se 8.268.513 acessos, somando o alcance de nossos canais: site, YouTube, Spotify, Facebook, Twitter e Instagram.
Desde sua abertura, em 2010, o Espaço do Conhecimento UFMG já recebeu milhares de visitantes. Confira abaixo, alguns dos dados relativos aos seguidores e visitantes dos canais virtuais do museu em março de 2022:
Site: 134.555 visitas
Spotify: 23.133 seguidores
Facebook: 17.180 seguidores
Instagram: 12.664 seguidores
Twitter: 2.042 seguidores
YouTube: 3.640 Inscritos
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários