28 de outubro de 2022
Um mundo ideal: possibilitar que a acessibilidade e a inclusão integrem todas as nossas ações, nos eixos cultural, científico e artístico. Essa é uma das máximas que guiam o Espaço do Conhecimento UFMG na realização de atividades. A elaboração de estratégias para atendimento adequado ao público com deficiência, assim como todas as nossas atividades desenvolvidas nos últimos anos, tem como intuito diminuir as barreiras atitudinais, comunicacionais e arquitetônicas ainda presentes no museu. Tais ações seguem colhendo bons frutos!
Como parte da Semana do Conhecimento 2022, que aconteceu entre os dias 17 e 21 de outubro, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da UFMG, realizou o VII Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (PIPA). O Seminário, que acontece anualmente, tem como intuito apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos projetos apoiados pelo PIPA, além de ainda atuar como um ambiente de discussão com a comunidade acadêmica sobre a acessibilidade e inclusão.
Durante o evento, o museu, por meio do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade, recebeu o título de melhor trabalho, a partir do projeto nomeado “Mediação em espaços culturais e acessibilidade para visitantes com limitações visuais e auditivas: uma proposta para o Espaço do Conhecimento UFMG”, que está presente em nossas ações desde 2015.
O trabalho, coordenado por Sibelle Diniz – Diretora Científico-Cultural do museu – foi apresentado pelas bolsistas de acessibilidade Bárbara Vitor (aluna do curso Letras-Libras), Natália Pires (aluna do curso de Turismo), pela intérprete de Libras Dinalva Andrade e pela assistente do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade, Priscila Martins. As autoras relataram o desafio proposto para o ano de 2022, tendo em vista a necessidade de retorno à presencialidade após lidar com a mediação cultural acessível no ambiente digital, imposta pelo distanciamento social.
Por meio de ações como a tradução das sessões online de astronomia, produção de vídeos de temáticas diversas no projeto Sábado com Libras, oficinas acessíveis destinadas a crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, visitas mediadas e formações internas com a equipe, o museu segue constantemente pensando nas questões que abrangem o sentido de acessibilidade e inclusão em suas atividades.
Acesse os detalhes do trabalho apresentado a partir do vídeo e do pôster produzidos para o Seminário!
Confira o pôster do trabalho: clique aqui!
Acesse o vídeo de apresentação:
Foto: Divulgação
————
O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
Sobre a Cemig
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários