Arte da Saúde – Ateliê de Cidadania – Espaço do Conhecimento UFMG

explore | CIÊNCIA E ARTE PARA INCLUSÃO SOCIAL | Arte da Saúde – Ateliê de Cidadania

Arte da Saúde – Ateliê de Cidadania

O projeto buscou construir oportunidades de cunho artístico e científico para crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que são atendidas pelo programa Arte da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais.

Reuniu diversos colaboradores, entre eles profissionais do Espaço do Conhecimento UFMG, oficineiros e coordenadores do programa Arte da Saúde, alunos de graduação e de pós-graduação da UFMG e profissionais da Cia Circo Escola Trupetralha. Foram contempladas 88 crianças em 2014 e 60 em 2015.

Ações desenvolvidas:
– Visitas à exposição e sessões no Planetário.
– Oficina Corpo em Movimento, ministrada pela Cia Circo Escola Trupetralha.
– Visitas ao Campus da UFMG: laboratórios do ICB, Biblioteca Central, Museu de Morfologia e Estação Ecológica.
– Oficinas do Arte da Saúde no Espaço do Conhecimento UFMG: durante quatro dias, oficineiros ministraram atividades para crianças e adolescentes.
– Noite no Museu: crianças e adolescentes passaram a noite no Espaço do Conhecimento UFMG e tiveram a oportunidade de participar de atividades diversas e simultâneas, dentre elas jogos de tabuleiro, sessões de Planetário, observação do céu com telescópio, oficina de criação de constelações, caça ao tesouro com personagens da ciência moderna, oficina “e se…” e oficina Redesenhando a Exposição.
– Arte da Saúde na Fachada Digital: imagens e fotos, resultantes do trabalho realizado pelas crianças e adolescentes, foram expostas na Fachada do prédio. Os familiares foram recebidos pelas crianças e adolescentes que, por um dia, passaram pela experiência do trabalho de mediação no Espaço do Conhecimento UFMG.