Aula aberta: Educação, Conhecimento e Competências Culturais – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Aula aberta: Educação, Conhecimento e Competências Culturais

Espaço do Conhecimento UFMG sedia aula aberta sobre educação, conhecimento e competências culturais

O evento, que acontece no dia 29/05, às 17h, integra ciclo internacional de debates sobre cultura na década da ação da Agenda 2030

27 de maio de 2024

Nesta quarta-feira, 29 de maio, às 17h, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe palestra do Ciclo de Aulas Abertas: Cultura na década da ação da Agenda 2030. A aula, cujo tema é Educação, Conhecimento e Competências Culturais, será ministrada por Manuel Gama, um dos coordenadores do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura da Universidade do Minho (Portugal), e moderada por Sibelle Diniz, diretora do Espaço do Conhecimento.

O ciclo de debates visa refletir sobre a importância da cultura para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A sessão será de caráter teórico-prático, a partir de textos e casos nacionais e internacionais, contando com a troca de experiências entre palestrantes e participantes. A aula terá duração de 2h, destinada a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores da área da cultura.

A iniciativa é realizada pelo Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs) do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS/Universidade do Minho), com o objetivo de sensibilizar e capacitar profissionais e futuros profissionais do setor cultural para a importância de desenvolver projetos culturais enquadrados na Agenda 2030. Após as atividades no Brasil, o Ciclo de Aulas Abertas segue em Portugal, durante o mês de junho, e na Espanha, em dezembro.

Palestrante

Manuel Gama nasceu no Porto (Portugal), em 1972. É doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura pela Universidade do Minho, mestre em Educação Artística e licenciado em Gestão Artística e Cultural pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Entre 2015 e 2019 realizou um estágio de pós-doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, na Universidade de Santiago de Compostela e na Universidade de São Paulo. O seu percurso profissional iniciou-se em 1994, primeiro como ator e depois como encenador e gestor cultural. Foi docente do ensino secundário entre 1998 e 2009 e é docente do ensino superior desde 2010. Em 2011 começou a colaborar como investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Desde 2016 coordena o Laboratório Cidadão 2CN-CLab e o eixo das Políticas Culturais no Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs-UM).

Moderação

Sibelle Diniz é economista, doutora em Economia e professora do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Cedeplar-Face/UFMG). Atua em projetos de pesquisa, ensino e extensão de temáticas relacionadas com a economia social, economia popular e solidária, e economia da cultura. Foi coordenadora do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento UFMG entre 2015 e 2021. Atualmente, é diretora do Espaço do Conhecimento UFMG.

Ciclo de Aulas Abertas: Cultura na década da ação da Agenda 2030 – Educação, Conhecimento e Competências Culturais

Quando: 29/05 (quarta-feira), às 17h

Público: Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores da área da cultura

Duração aproximada: 2h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.