Café Controverso convida vereadores para debate – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | CAFÉ CONTROVERSO | Café Controverso convida vereadores para debate

Vereadores Cida Falabella e Pedro Patrus debatem propostas para a cidade

 

Nas últimas eleições municipais, em outubro do ano passado, Belo Horizonte esteve no centro de importantes discussões sobre a forma como a cidade é pensada, gerida e experimentada. A multiplicidade de vozes e anseios tomou corpo, e a participação política foi além do momento de ir às urnas.

Passado o pleito, o voto reverbera no dia a dia dos mais de 2 milhões de habitantes da capital. O que as pessoas esperam dos novos mandatos? Como os projetos podem atender às demandas da população? Debater esses assuntos é a proposta do primeiro Café Controverso do ano, com o tema Que cidade queremos?, que tem como convidados os vereadores Cida Falabella (PSOL) e Pedro Patrus (PT).

O evento acontece no sábado, dia 18 de março, às 11h, na Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG. A participação é gratuita e acessível em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

 

Uma Câmara, múltiplas cidades
Eles representam as necessidades mais básicas e cotidianas do município. São responsáveis por elaborar as leis e fiscalizar a atuação da Prefeitura. Com um dos maiores colégios eleitorais do país e representações partidárias na Câmara, Belo Horizonte elege, a cada quatro anos, 43 vereadores. Na última eleição, mais da metade dos cargos legislativos foram renovados.

Apesar dos ganhos que as novas mudanças geraram, para Pedro Patrus, vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e convidado do Café Controverso, os tempos atuais sinalizam intensas dificuldades. Em seu segundo mandato, ele aponta que “as pessoas têm vivenciado a violação e a perda diária dos seus direitos, principalmente as mulheres, as crianças, as pessoas em situação de rua e LGBTs. Na composição da Câmara, é possível perceber que ela tem caminhado para o conservadorismo, com uma bancada fundamentalista e religiosa crescendo”.

Patrus aponta a importância da sua atuação para uma cidade mais justa por meio da defesa dos Direitos Humanos e da participação popular. “A cidade que queremos é a cidade que as pessoas participam da vida política de todos”, diz. Como principal ganho da última eleição, ele destaca a entrada das vereadoras Áurea Carolina e Cida Falabella, ambas do PSOL, que lideraram um movimento de engajamento político nas eleições.

Integrante do movimento MUITAS, em seu primeiro mandato, Cida Falabella propõe uma atuação colaborativa e transparente. Para a vereadora, que atua há tempos na cena da produção cultural da capital, “a cidade deve ser um lugar aberto para o debate público, para as diferentes ideias e inclusiva”. Nesse sentido, seu mandato tem foco na defesa dos direitos dos mais pobres, das mulheres, da juventude negra e periférica. “A cidade que queremos é pensar numa cidade que não olha só para o centro, tendo a cultura viva atravessando todas as lutas. A cultura é um instrumento de transformação da sociedade, que afeta, educa e transforma, seja nos Saraus, debaixo do viaduto, nas peças de teatro, apresentações de dança e muitos outros lugares”, conclui.

Pedro Patrus e Cida Falabella discutirão esses e outros pontos no Café Controverso. Após a fala de cada um, o público poderá participar, fazendo perguntas e contribuindo para o debate.