Café Controverso de maio debate trabalho na era digital – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | CAFÉ CONTROVERSO | Café Controverso de maio debate trabalho na era digital

O trabalho na era da Google é tema de debate no Café Controverso 

 

 

As inovações tecnológicas estão gerando profundas mudanças na sociedade, afetando as relações sociais e as rotinas de trabalho. Nesse cenário, a Google desponta como exemplo de uma das empresas que mais cresce, atraindo jovens de todo o mundo. O primeiro Café Controverso de maio avalia esses impactos na realidade brasileira com o tema O trabalho na era da Google.

O evento recebe os professores da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e integrantes do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) Eduardo da Motta Albuquerque e João Antonio de Paula no próximo sábado, 6 de maio, às 11h, na Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG. A participação é gratuita e acessível em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

 

A gente não quer só emprego
Somente a estabilidade financeira já não encanta mais as novas gerações. Jornadas flexíveis, ambientes de trabalho descolados e o fortalecimento de pequenas e médias empresas dividem espaço com o aumento da competitividade, exigência de resultados altos e o acúmulo de riquezas pelas multinacionais.

As evoluções tecnológicas das últimas décadas são elementos essenciais para a compreensão das mudanças no capitalismo e nas formas de trabalho, segundo o professor Eduardo da Motta Albuquerque. Esses processos abrem novos espaços digitais para empresas como a Google. “O surgimento de uma nova era tecnológica acarreta novos desafios para nós, exigindo maiores em investimentos em ciência, tecnologia, informação e conhecimento, essenciais para qualquer país que queira encarar o desafio de se desenvolver hoje”, avalia.

Apesar das mudanças, as diferenças estruturais entre países desenvolvidos e em desenvolvimento têm sofrido poucas alterações, fortalecendo as desigualdades. O professor João Antonio de Paula completa o debate ao falar sobre como o crescimento econômico, por si só, não leva ao desenvolvimento econômico. Tal fenômeno, de acordo com ele, auxilia no entendimento de variadas inserções de tecnologias, como a Google, em diferentes países.

Após o debate, às 13h, acontece o lançamento do livro Metamorfoses do Capitalismo e Processos de Catch-up, que conta com a organização do professor Eduardo Albuquerque e um dos artigos de autoria de João Antônio de Paula. Composto por 10 capítulos de 11 pesquisadores brasileiros, a obra discute como as revoluções tecnológicas do capitalismo global afetam a economia no Brasil.

 

Café Controverso – O Trabalho na Era da Google
Quando:
Sábado, 06 de maio de 2017, às 11h
Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG