Café Controverso debate polêmicas sobre tratamento do colesterol – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | Café Controverso debate polêmicas sobre tratamento do colesterol

Controvérsias no tratamento do colesterol alto serão debatidas em evento

 

O colesterol alto é um problema que atinge 40% da população brasileira. Segundo o Ministério da Saúde (MS), 30% das mortes registradas entre os adultos no país são decorrentes das doenças cardiovasculares. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no entanto, 75% desses óbitos poderiam ser evitados com mudanças no estilo de vida. São números que evidenciam a necessidade de abordar esse tema para conscientizar a população sobre as consequências da elevada taxa de colesterol no sangue.

E é justamente essa a proposta da primeira edição do Café Controverso: Saúde em Pauta, uma parceria do Espaço do Conhecimento UFMG com o Instituto Unimed-BH, que será realizado em 27 de maio, às 11h.

Apesar de existirem parâmetros internacionais na abordagem de pacientes com colesterol alto, nem tudo é consenso na literatura médica. O grau de importância que a alimentação com excesso de gordura teria no sucesso ou não do tratamento da pessoa com alta taxa de LDL, por exemplo, é motivo de controvérsia. Outro ponto de divergência é identificar qual o melhor momento de iniciar a medicação nesses casos. Quanto mais cedo melhor ou apenas em casos mais graves? A reposta a essas perguntas, muitas vezes, vai depender do ponto de vista do médico.

O debate, que é aberto ao público, tem entrada franca e contará com a contribuição de dois especialistas: o diretor da Sociedade Mineira de Cardiologia, Epotamenides Maria Good God, e o professor de endocrinologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Leonardo Maurício Diniz. Quem vai mediar essa conversa é o coordenador e professor de pós-graduação da Fundação Unimed, José Ricardo De Paula Xavier Vilela. Após as falas dos debatedores, o público poderá fazer perguntas, esclarecer dúvidas e participar da discussão.

O objetivo do Café Controverso: Saúde em Pauta é compartilhar com o público geral informações qualificadas sobre os temas mais levantados em consultórios pelos pacientes. “Foram identificados os assuntos mais controversos na medicina, muito divulgados na mídia e que geram polêmica não apenas na área médica, mas também na compreensão dos pacientes em relação às informações divulgadas pelos veículos de comunicação”, informa o diretor de Provimento da Saúde da Unimed-BH, José Augusto Ferreira.

Para o diretor-presidente do Instituto Unimed-BH, Samuel Flam, a parceria com o Espaço do Conhecimento UFMG segue os valores do Instituto de fazer junto, trabalhar coletivamente e promover o bem comum. “O Espaço do Conhecimento UFMG é, na sua essência, um ambiente para o compartilhamento e troca de conhecimento com a sociedade, e o Café Controverso é um programa que propicia o diálogo com o público pois segue o modelo de perguntas e respostas. Essa postura de se abrir para o outro e escutá-lo é um importante valor para nós”, afirma.
A diretora científico-cultural do Espaço do Conhecimento UFMG, Ana Flávia Machado, considera que esse fazer junto com o Instituto Unimed-BH é importante para a produção e divulgação da cultura científica, que é a missão desse espaço cultural da UFMG.