Café Controverso: há espaço para Deus na ciência? – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | CAFÉ CONTROVERSO | Café Controverso: há espaço para Deus na ciência?

Evento debate o surgimento do Universo e da vida

Para a NASA, agência espacial dos Estados Unidos, a vida é um sistema capaz de sofrer evolução darwiniana. A Teoria da Evolução proposta por Charles Darwin, naturalista britânico, é hoje a mais aceita para explicar a origem das espécies. Para quem defende a ideia do Design Inteligente, contudo, há uma mente inteligente envolvida na formação do Universo e dos seres vivos.

O Café Controverso – A polêmica do Design Inteligente: Deus tem espaço na ciência? acontece no dia 15 de setembro, às 10h, no Espaço do Conhecimento UFMG. Participam do debate Yurij Castelfranchi, Diretor de Divulgação Científica e professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade, e André Silva de Oliveira, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

O debate
André Oliveira defende que a vida foi planejada por um agente acima da natureza e isso pode gerar um desconforto. A ideia parte de uma premissa diferente: “No naturalismo, a inteligência aparece tardiamente. Mas, na prática, nós enxergamos isso desde as formas mais simples de vida”. Ainda que não seja possível afirmar qual é o ente responsável pelo planejamento, Oliveira diz que se trata de uma mente com atributos distintos dos nossos, como uma divindade.

Como cientista social e divulgador científico, Yurij Castelfranchi vê o embate entre o Evolucionismo e o Design Inteligente de forma positiva. Para ele, a ciência é movida por questões e, portanto, deve escutar a todos. “O papel mais democrático da ciência é destruir os dogmas para que sempre haja espaço para a dúvida”. Castelfranchi, que também é físico, acredita que o cientista deve ser cético até em relação às suas próprias hipóteses.

Esse tema será abordado no Café Controverso de setembro. O público também pode participar da discussão com perguntas aos palestrantes.

Quando: Sábado, 15 de setembro, às 10h
Convidados: Yurij Castelfranchi, Diretor de Divulgação Científica e professor do Departamento de Ciências Sociais da UFMG, e André Silva de Oliveira, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH