Café Controverso: Hiperconexão na cultura – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | CAFÉ CONTROVERSO | Café Controverso: Hiperconexão na cultura

Espaço aborda relação entre museus e públicos em debate no Café Controverso

Quem pensa que museu é coisa antiga está muito enganado. Cada vez mais, as tecnologias são presença marcada nesses centros de cultura. Já é possível receber roteiros de visita personalizados ou consultar o acervo em aplicativos e sites, por exemplo. Essas ferramentas têm trazido novos contornos à vivência no museu, o que será debatido no próximo sábado, dia 12 de maio, no Espaço do Conhecimento UFMG.

A professora da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG Ana Cecília Veiga e o professor da Faculdade de Educação (FAE) da UFMG Bernardo Jefferson de Oliveira são os convidados do Café Controverso: Museus Hiperconectados, que começa às 11h. Os dois participam do debate sobre estratégias e desafios da hiperconexão.

O evento integra a 16ª Semana Nacional de Museus que, neste ano, traz o tema Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. A proposta desta edição é um desafio: o estreitamento da relação com os públicos a partir do uso da tecnologia.

Uma nova experiência
De acordo com a professora da ECI Ana Cecília Veiga, uma vez adotada, a hiperconexão não pode ser contida. Ela afirma que a tecnologia pode ser muito vantajosa, podendo ampliar a difusão do conhecimento e até transformar a experiência do visitante no museu por meio de redes sociais, aplicativos e selfies. Mas, Veiga alerta que é necessário refletir sobre essas ferramentas: “Será que a tecnologia pode desvalorizar o conteúdo que se busca exibir?”, questiona.

Além disso, a tecnologia não é a única maneira de conectar os museus aos visitantes. O professor da FAE Bernardo Oliveira destaca a atuação em rede dos museus, que compartilham suas vivências buscando oferecer uma experiência mais completa. “Existe uma preocupação maior em avaliar as impressões do visitante, suas críticas e elogios”, ressalta. Para ele, a pesquisa de público é um desafio que une os museus.

O tema será discutido a fundo no Café Controverso, que começa às 11h e tem entrada gratuita. O público pode participar com perguntar ou comentários.

Café Controverso: Museus hiperconectados
Quando: Sábado, 12 de maio, às 11h
Convidados: Ana Cecília Veiga, professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG, e Bernardo Jefferson de Oliveira, professor da Faculdade de Educação da UFMG
Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH