Café Controverso: Inteligência Artifical – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | CAFÉ CONTROVERSO | Café Controverso: Inteligência Artifical

Futuro robotizado? Inteligência Artificial é tema de debate no Café Controverso 

 

 

A Inteligência Artificial (IA) está em toda parte. Ela é responsável por recomendar filmes, séries e músicas em plataformas de streaming e por traduzir palavras e até frases para outros idiomas, por exemplo. Esse conjunto de mecanismos e softwares, que ganhou muita atenção recentemente por conta de suas aplicações comerciais, começou a ser investigado entre os anos 1950 e 1960. É o futuro dessa tecnologia, no entanto, que pode fascinar uns e assombrar outros. Os robôs vão dominar o mercado de trabalho? Viveremos uma distopia? A IA vai revolucionar a medicina?

A proposta do Café Controverso de abril é justamente debater o que está por vir em um mundo no qual as máquinas estão, cada vez mais, inseridas no cotidiano das pessoas. Participam do evento o professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG Luiz Chaimowicz e a professora do Departamento de Psicologia da UFMG Carmem Flores Prado.

 

Computadores x Humanos
De acordo com Luiz Chaimowicz, todo o sistema de Inteligência Artificial busca se assemelhar a um ser humano. Essa é uma das particularidades da IA que, de acordo com Luiz, ainda conta com autonomia, capacidade de aprendizado e de tomada de decisões. “Um carro autônomo não precisa apenas funcionar sozinho, mas dirigir como um ser humano dirigiria”, afirma o professor.

Carmem Flores Prado destaca a capacidade das máquinas de fazer cálculos rapidamente e estabelecer probabilidades, mas questiona se essa habilidade pode ser considerada inteligência. A professora ressalta que, para a Psicologia Diferencial, existe apenas um único tipo de inteligência humana, que não é vulnerável à intervenção do ambiente. Ao contrário dos computadores, a inteligência dos seres humanos está em resolver problemas novos, sem experiência prévia.

Os dois participam do debate no próximo sábado, dia 07 de abril, às 11h. A entrada é gratuita, e o público pode participar com perguntas e comentários.

 

 

Café Controverso – Inteligência Artificial
Quando: Sábado, 07 de abril, às 11h
Convidados: Luiz Chaimowicz, professor do Departamento de Ciência da Computação, e Carmen Flores Prado, professora do Departamento de Psicologia
Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Entrada gratuita