Café Controverso: Saúde masculina – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | Café Controverso: Saúde masculina

Saúde do homem é tema de debate no Espaço

 

 

Os homens acessam com menos frequência os serviços de saúde e, portanto, têm maior chance de diagnósticos tardios e de automedicação. Para conscientizá-los sobre a necessidade de estarem atentos ao cuidado com a saúde, o Café Controverso deste mês traz o tema Novembro azul: prevenção e cuidado na saúde do homem. O evento é gratuito e ocorre no dia 24 de novembro, às 10h, na cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. O Inca estima mais de 68 mil novos casos por ano. Já as doenças sexualmente transmissíveis atingem homens e mulheres, mas as campanhas de alerta são voltadas principalmente ao público masculino. As DSTs, como são conhecidas, têm como causa principalmente vírus e bactérias transmitidas por meio de relação sexual sem uso de preservativos. No caso dos homens, se não forem tratadas a tempo, podem levar a várias complicações como câncer e até a morte.

O Café Controverso: Saúde em Pauta é realizado mensalmente pelo Instituto Unimed-BH em parceria com o Espaço do Conhecimento da UFMG. Em novembro, o encontro traz dois especialistas em saúde do homem para o debate. Participam da conversa Reginaldo Martello, urologista e andrologista da Unimed-BH, mestre e doutor em cirurgia pela Faculdade de Medicina da UFMG e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, e a Cassandra Pereira França, psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, professora da graduação e pós-graduação em Psicologia da UFMG e autora de diversos livros que abordam o universo masculino.

 

 

Café Controverso: Saúde em Pauta
Tema: Novembro azul: prevenção e cuidado na saúde do homem
Quando: Sábado, 24 de novembro, às 10h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.
Entrada: gratuita
Classificação: livre