Desenvolvido anualmente, o Calendário do museu é preparado em um formato inédito, 100% interativo, pelos núcleos de Astronomia, Comunicação e Design e Audiovisual. Nesta edição, os fãs das artes digitais e do mundo gamer vão voltar no tempo inspirados na estética de Pixel Art e 8bit, com seu estilo retrô. A edição 2022-2023 do Calendário está bem diferente e muito mais interativa! O conteúdo é didático e divertido, totalmente digital, feito para ser acessado principalmente pelo celular.
Mais uma vez os mascotes Kate e Jojô serão os guias de uma viagem muito divertida pelo universo. Sempre no primeiro dia de cada mês, uma nova parte do Calendário será liberada e as pessoas poderão consultar os eventos astronômicos que acontecerão naquele período, curiosidades sobre datas especiais ligadas a ciência, indicações de conteúdos astronômicos produzidos no museu, jogos e muito mais!
De acordo com Nathalia Fonseca, doutora em Física e assessora do Núcleo de Astronomia do museu, “fazer uma edição do Calendário totalmente virtual foi desafiador, mas permitiu utilizar recursos que não eram possíveis em uma versão impressa, além de poder atingir um público ainda maior”, explicou. Ainda segundo ela, “o Calendário se destina aos amantes da astronomia de todas as idades, mas também tem a função de despertar o interesse das pessoas que ainda não se encantaram pelas belezas desta ciência que está ao alcance de todos, basta olhar para o céu”.
O Calendário contempla o período entre os Solstícios de Inverno de 2022 e 2023, começando e terminando na estação que é a mais indicada para a contemplação do céu, por ter noites mais longas e secas no hemisfério Sul.