Canção Amiga – Clube da Esquina – Espaço do Conhecimento UFMG

descubra | EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS | Canção Amiga – Clube da Esquina

O Espaço do Conhecimento UFMG retomou a história de um movimento musical que marcou o país com a exposição Canção Amiga – Clube da Esquina. Em cartaz de julho a setembro de 2017, a mostra convidou o visitantes a conhecer um contexto de importantes transformações políticas, culturais e sociais, no qual uma nova musicalidade foi criada a partir da fusão de bossa nova, samba, jazz, rock, os sons da América Hispânica e as tradições do interior mineiro.

A exposição explorou a consolidação do Clube da Esquina no cenário artístico nacional, de 1972 a 1978, período que compreende o lançamento dos discos Clube da Esquina e Clube da Esquina 2.

Canção Amiga foi resultado das pesquisas do Centro de Referência da Música de Minas UFMG, um trabalho de pesquisa interdisciplinar que investiga as sonoridades produzidas e em circulação no estado. A exposição ocupou o segundo e o quinto andares do Espaço. No Planetário, houve a exibição do filme Entre Discos e Esquinas. Na Fachada Digital, uma projeção exibiu depoimentos de artistas do Clube da Esquina.

A mostra foi a primeira a desenvolver uma trilha sonora específica. Professores e alunos da Escola de Música da UFMG, coordenados pelo professor Mauro Rodrigues, desenvolveram arranjos ouvidos ao longo da exposição. As gravações contaram com a participação de Toninho Horta, Tavinho Moura, Túlio Mourão e Titane.

A curadoria foi de Bruno Viveiros.

Para conhecer mais, assista aqui à reportagem produzida pela TV UFMG sobre a mostra. Ouça, ainda, a playlist musical Da Janela Lateral, no Spotify.