Cartilha de Acessibilidade – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | Cartilha de Acessibilidade

Desde 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência defende o direito de pessoas com deficiência à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer. Assim, espaços culturais tem buscado se adequar para oferecer seus conteúdos de forma acessível a quem tem algum impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

O Espaço do Conhecimento UFMG vem trabalhando nessa linha, com exposições acessíveis na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Braille. O museu também realiza o projeto Sábado com Libras, uma oportunidade de encontros e trocas entre fluente nessa língua. São ofertadas oficinas com temas de teatro, astronomia, desenho e música.

A fim de capacitar seus mediadores e demais funcionários a um atendimento que contemple pessoas com deficiência, o Espaço desenvolveu a Cartilha Acessibilidade e Inclusão: você pode fazer a diferença. O documento traz orientações sobre o atendimento a visitantes com deficiências, além do alfabeto, algarismos e sinais em Libras.

A cartilha integra a formação de mediadores, que aprendem a manter o Espaço acessível a qualquer visitante.

Você pode ler o documento aqui!

Se você tem alguma sugestão para complementar o conteúdo da Cartilha, a fim de melhorar o atendimento a pessoas com deficiência, entre em contato conosco pelo e-mail comunicacao.conhecimento@gmail.com