Confira os 10 classificados do Concurso de Poemas o ‘Céu do Sertão’ – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Confira os 10 classificados do Concurso de Poemas o ‘Céu do Sertão’

Confira os 10 classificados do Concurso de Poemas o ‘Céu do Sertão’

 

O Espaço do Conhecimento UFMG divulgou em live nesta quarta,  29, o resultado do concurso de poemas o ‘Céu do Sertão’. A atividade integra a programação da exposição virtual Sertão Mundo, que apresenta, em formatos diversos, as muitas reverberações originadas pelo universo criado por João Guimarães Rosa.

A cerimônia contou com a participação de membros da organização do concurso, da comissão de avaliadores e ainda um convidado especial, Cícero Neto, poeta, agitador cultural,  mestre em Teoria da Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da UFMG.  Recitador e músico, ele fez a leitura do poema classificado em 1º lugar.

Na abertura, a diretora adjunta do Espaço do Conhecimento, professora Sibelle Diniz, agradeceu aos poetas do país pelo envio de seus 234 poemas. “Ficamos imensamente surpresos, agradecidos e encantados com a diversidade de poemas que recebemos, foi uma escolha muito difícil chegarmos aos 10 poemas selecionados, pela qualidade dos poemas recebidos”, ressaltou.

 

Ao explicar critérios usados na avaliação, a professora Emília Mendes destacou o diálogo ente os textos recebidos e a tradição brasileira da poesia. “Percebemos a relação tão delicada entre a poesia e a natureza, diante do céu, esse que é um dos temas mais nobres da poesia e figura em muitas narrativas. Em cada poema foi muito interessante observar toda uma pluralidade brasileira e identitária”.

 

A professora Sílvia Alencar, responsável por comentar sobre o céu dos poemas classificados, entre os 5 melhores, falou do ineditismo em compor uma banca de avaliação como esta. “Foi uma descoberta e uma experiência nova,  trocamos muitas ideias, aprendi muito e confesso que foi muito difícil classificar os poemas,  pois todos estavam integralmente dentro da temática proposta”.

 

Mais um membro da banca avaliadora que se encantou com os poemas, foi a  professora Telma Borges, que se emocionou ao ler Guimarães Rosa em poesia e em diálogo com  o céu do sertão. “Parabenizo por essa iniciativa e destaco a representatividade das 4 mulheres poetas contempladas com a classificação. É digno da força que nós mulheres temos e mostra a força de Guimarães Rosa pelo Brasil afora”.

 

“O professor Carlos Villani encerrou a live parabenizando os poetas que demonstraram grande domínio de conteúdos relacionados ao tema “céu do sertão” sob o ponto de vista da astronomia. “Gostaríamos de ter selecionado mais poemas, inclusive a diferença de pontos entre os classificados foi mínima. Eu fiquei maravilhado com os poemas, a qualidade, todos falaram do céu com muita propriedade e deram um brilho especial para esse céu do sertão com uma poética linda”, concluiu.

 

De todas as regiões do Brasil

Todo o processo de  inscrição, divulgação  e avaliação, foi online tendo sido  iniciado em junho.  Foram 234 poemas enviados por autores de 117 cidades,  localizadas em 22 estados do Brasil inspirados pelas múltiplas reverberações originadas pelo universo criado por Guimarães Rosa.

Vem com a gente compartilhar. O momento será muito especial!

 

 

A Comissão Julgadora foi  composta por especialistas das áreas de literatura, edição e astronomia, indicados pela Comissão Organizadora, sendo os seguintes, os membros da banca de avaliação.

Emília Mendes: poeta e professora da Faculdade de Letras da UFMG, possui doutorado em Estudos Lingüísticos pela UFMG e pela Universidade de Paris XIII;
Silvia Alencar: professora do Departamento de Física da UFMG,  possui mestrado e doutorado em Fisica pela UFMG e  pós-doutorado no Instituto Astronômico e Geofísico da USP;
Telma Borges da Silva:  escritora e professora da Faculdade de Educação da UFMG,  possui mestrado e doutorado em Letras pela UFMG, com estágio sanduíche na Universidade Nova de Lisboa;
Maraíza Labanca:  é professora, escritora e ministra oficinas de escrita literária em Belo Horizonte, possui mestrado e doutorado em Teoria da Literatura pela Faculdade de Letras da UFMG;
Carlos Eduardo Porto Villani: coordenador do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG, professor de Física do Colégio Técnico da UFMG, possui mestrado e doutorado em Educação pela UFMG.

 

Selecionados

Foram selecionados 10 poemas, que receberão certificado (on-line). Os 3 poemas vencedores, assim como outros que participaram do concurso irão compor (na íntegra ou em parte, em forma escrita ou oral), produções audiovisuais e textuais da exposição Sertão Mundo, a serem veiculadas no Planetário, Fachada Digital, na exposição virtual e em outras mídias do Espaço do Conhecimento UFMG e serão apresentados regularmente ao público do museu, quando voltarmos às nossas atividades presenciais.

 

Classificados

1º lugar: O céu que sobre nós se espalha  (Karla Celene Campos)
2º lugar: Sob o Céu do Sertão: Mistérios Maria (Lourdes Gonçalves de Ibanhes – Nome artístico: Maria Galindo)
3º lugar: Lunário Perpétuo (Ciro Leandro Costa da Fonsêca)
4º lugar: Stella Mulieribus (Neila Reis da Silva)
5º lugar: Trilhas Matutas (Perpétua Conceição da Cunha Amorim)
6º lugar: Além de mim (Tatiana Passos Zylberberg)
7º lugar: A noite de dentro (André Telucazu Kondo)
8º lugar: O céu do meu sertão (Romilton Antônio de Faria)
9º lugar: Ser-tão universo plural (Luísa Azevedo Oliveira)
10º lugar: O céu do sertão, sertão do céu (José Roberto Cabral)


Sertão Mundo tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e o apoio da Aliança Francesa, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, do Museu Casa Guimarães Rosa e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a cessão de acervo do Museu de Arte da Pampulha – MAP.

 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais. O Espaço do Conhecimento integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.