Livreto ‘Espaço Aberto a Educadores’ – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Livreto ‘Espaço Aberto a Educadores’

Dia do Professor: Espaço do Conhecimento homenageia educadores lançando o primeiro livreto da série ‘Espaço Aberto a Educadores’

Ações educativas nos museus são transformadoras, tanto para quem as vivenciam como público, quanto para aqueles que as idealizam e realizam. O diálogo com os professores da educação básica é fundamental no cotidiano do Espaço do Conhecimento. Pensando nisso, o Núcleo de Ações Educativas, Acessibilidade e Estudos de Público, desenvolveu o projeto Espaço Aberto a Educadores, ao qual este livreto está relacionado. O  objetivo é  ampliar o diálogo com os educadores e educadoras, em especial os da educação básica. Além do livreto está disponível no Canal do Youtube do Espaço do Conhecimento um vídeo com relatos dos mediadores do museu.

Espaço Aberto a Educadores

Quando está aberto ao público, o  Espaço do Conhecimento UFMG recebe pessoas que visitam o museu espontaneamente, e também grupos agendados. Neste caso, principalmente turmas de alunos trazidas ao museu pelos professores, com média diária de até 180 estudantes. Diante desses números, se justifica a relevância em produzir um material que auxilie os educadores, como explica a professora Sibelle Cornélio Diniz, Coordenadora do Núcleo de Ações Educativas.  “Em 2019, recebemos quase 12 mil alunos, dos quais,  73% de escolas públicas, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos”.

O livreto Espaço Aberto a Educadores possui 11 seções, além da ficha técnica, as diretrizes metodológicas do trabalho educativo desenvolvido no Espaço do Conhecimento UFMG, bem como informações relevantes para o planejamento de uma visita escolar ao museu.

As seções se dividem em: O Espaço do Conhecimento UFMG Convite para uma aproximação às nossas ações educativasDiretrizes de nossas açõesO museu como espaço de educação não formalDivulgando a ciênciaA visita como uma experiência Um olhar transdisciplinar Você sabe o que é mediação no museu?  / Agendamento de visitasTrês momentos da visita escolar/ Parcerias para acessibilidade e inclusão.

De acordo com a diretora do Espaço, professora Diomira Maria Cicci Pinto Faria “abrimos a primeira série de publicações do Espaço do Conhecimento UFMG voltada a educadores. Nos próximos livretos, serão abordadas temáticas específicas do trabalho educativo no museu, com sugestões de oficinas e outras atividades a serem desenvolvidas com os estudantes, em meios presenciais e virtuais.”

Download Livreto Espaço Aberto a Educadores

OU CLIQUE AQUI PARA LER DIRETO NA SUA TELA.

Além da produção de conteúdo voltado especialmente a educadores, existem canais de comunicação disponíveis por e-mail (espacoabertoaeducadores@gmail.com) e Whatsapp.  Está é uma realização do Espaço do Conhecimento UFMG em parceria com o Instituto Unimed-BH.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH*, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH.