Publicações e Lançamentos – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Publicações e Lançamentos

Lançamento livreto – ‘Espaço Aberto a Educadores’

Ações educativas nos museus são transformadoras, tanto para quem as vivenciam como público, quanto para aqueles que as idealizam e realizam. O diálogo com os professores da educação básica é fundamental no cotidiano do Espaço do Conhecimento. Pensando nisso, o Núcleo de Ações Educativas, Acessibilidade e Estudos de Público, desenvolveu o projeto Espaço Aberto a Educadores, ao qual este livreto está relacionado. O  objetivo é  ampliar o diálogo com os educadores e educadoras, em especial os da educação básica. Além do livreto está disponível no Canal do Youtube do Espaço do Conhecimento um vídeo com relatos dos mediadores do museu.

Espaço Aberto a Educadores

Quando está aberto ao público, o  Espaço do Conhecimento UFMG recebe pessoas que visitam o museu espontaneamente, e também grupos agendados. Neste caso, principalmente turmas de alunos trazidas ao museu pelos professores, com média diária de até 180 estudantes. Diante desses números, se justifica a relevância em produzir um material que auxilie os educadores, como explica a professora Sibelle Cornélio Diniz, Coordenadora do Núcleo de Ações Educativas.  “Em 2019, recebemos quase 12 mil alunos, dos quais,  73% de escolas públicas, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos”.

O livreto Espaço Aberto a Educadores possui 11 seções, além da ficha técnica, as diretrizes metodológicas do trabalho educativo desenvolvido no Espaço do Conhecimento UFMG, bem como informações relevantes para o planejamento de uma visita escolar ao museu.

As seções se dividem em: O Espaço do Conhecimento UFMG Convite para uma aproximação às nossas ações educativasDiretrizes de nossas açõesO museu como espaço de educação não formalDivulgando a ciênciaA visita como uma experiência Um olhar transdisciplinar Você sabe o que é mediação no museu?  / Agendamento de visitasTrês momentos da visita escolar/ Parcerias para acessibilidade e inclusão.

De acordo com a diretora do Espaço, professora Diomira Maria Cicci Pinto Faria “abrimos a primeira série de publicações do Espaço do Conhecimento UFMG voltada a educadores. Nos próximos livretos, serão abordadas temáticas específicas do trabalho educativo no museu, com sugestões de oficinas e outras atividades a serem desenvolvidas com os estudantes, em meios presenciais e virtuais.”

Download Livreto Espaço Aberto a Educadores

OU CLIQUE AQUI PARA LER DIRETO NA SUA TELA.

Além da produção de conteúdo voltado especialmente a educadores, existem canais de comunicação disponíveis por e-mail (espacoabertoaeducadores@gmail.com) e Whatsapp.  Está é uma realização do Espaço do Conhecimento UFMG em parceria com o Instituto Unimed-BH.

Lançamento e-book “Fora da Caixa: Vacinas – Uma publicação para educadores”

Tem novidade no museu!

Produzido pelo Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade, em parceria com Núcleo de Comunicação e Design do Espaço do Conhecimento, o e-book Fora da Caixa: Vacinas – uma publicação para educadores, apresenta 5 seções, que contam com textos informativos e descrições de atividades práticas, algumas das quais já foram realizadas no Espaço,  que podem ser utilizadas para trabalhar os temas abordados, além de tópicos “Para Saber Mais”, com indicação de materiais para aprofundamento das pesquisas.

Partilhando a informação

A seção 1 discute o que é o sistema imunológico, o que são as vacinas e como elas atuam no corpo humano. A seção 2 aborda o processo de produção das vacinas, bem como traz uma discussão sobre como os cientistas trabalham. A seção 3 trabalha a vacinação como uma atitude de proteção coletiva, a partir da abordagem do conceito de “imunidade de grupo” e de questões ligadas ao SUS. A quarta seção aborda vários aspectos relacionados às fake news, incluindo maneiras como elas podem influenciar na hesitação vacinal e uma discussão sobre formas de reconhecê-las. Por fim, a última seção trata de marcos importantes sobre a vacinação ao longo da história e busca promover a conscientização a respeito da caderneta e do calendário nacional de vacinação. Cada seção conta com um capítulo voltado para a abordagem em sala de aula, intitulado trabalhando o tema com os alunos e sugestões de oficinas e outras atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. Ilustrada, a publicação contém  92 páginas e foi desenvolvida por mediadores (bolsistas de extensão)  do Espaço do Conhecimento, e em seguida passou por parecer e revisão de professores e pesquisadores da UFMG.

A escolha do tema Vacinas como abordagem central no e-book do Espaço do Conhecimento UFMG se deu por diversos motivos, conforme explicado em seu texto de apresentação. “Um dos principais é a atual pandemia da Covid-19 e a queda nos índices de vacinação que vem ocorrendo desde 2014, segundo dados do Ministério da Saúde, o que levou aos surtos de sarampo verificados no país em 2016 e, posteriormente, em 2018. Desse modo, as questões mais sensíveis do tema se referem à recusa vacinal, um fenômeno complexo cujas causas variam de acordo com as condições da época e do local”.

Segundo a professora  Diomira Maria Cicci Pinto Faria, Diretora do Espaço do Conhecimento, “com este livreto, reafirmamos o compromisso do Espaço do Conhecimento UFMG com a divulgação científica e com a democratização do conhecimento acadêmico. Buscamos ainda contribuir com a missão da UFMG de formar cidadãos críticos e éticos, comprometidos com a transformação da sociedade no sentido da redução das desigualdades”, conclui.

Download Fora da Caixa: Vacinas – Uma publicação para educadores

OU CLIQUE AQUI PARA LER DIRETO NA SUA TELA.