Educação na Praça – Astronomia para professores do Ensino Fundamental I – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Educação na Praça – Astronomia para professores do Ensino Fundamental I

Educação na Praça: atividade do Espaço do Conhecimento UFMG irá apresentar conteúdos de astronomia para professores do ensino fundamental

Gratuito e acessível em Libras, o encontro será realizado no dia 20/04 (sábado), às 14h, mediante inscrição prévia

 

12 de abril de 2024

 

Em 2021, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) realizou um novo diagnóstico da educação nas regiões brasileiras, por meio de testes e questionários. Os dados preliminares dessa pesquisa indicaram que 52,6% dos 2.750.990 estudantes de 9º ano avaliados se encontram nos níveis mais elementares de proficiência em Ciências da Natureza. Apenas 2% dos alunos se enquadram nos níveis mais avançados de proficiência, demonstrando domínio de assuntos básicos e de raciocínios mais específicos e complexos da área. Nesse sentido, com o objetivo de apresentar a “Astronomia para professores do Ensino Fundamental I” e fortalecer o processo interdisciplinar de ensino-aprendizagem, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza um novo encontro do projeto “Educação na Praça”. A atividade gratuita será realizada no dia 20 de abril (sábado), às 14h.

 

O ensino de astronomia, articulado com a matriz curricular do ensino fundamental, estimula a curiosidade, o contato com o conhecimento científico e a compreensão de diversos fenômenos. Apesar de seus benefícios, a inserção de tais conteúdos nas aulas pode enfrentar desafios, como a falta de recursos e as condições de trabalho dos professores. Para contribuir com o fomento de práticas educativas mais sólidas, a roda de conversa irá abordar a influência da astronomia no desenvolvimento da humanidade e as descobertas mais importantes de cada época. Durante o encontro, também serão discutidas as noções de Coordenadas Astronômicas, o conceito de Esfera Celeste, a determinação dos Pontos Cardeais, os movimentos que originam as estações do ano e outros assuntos. 

 

O convidado desta edição do “Educação na Praça” é Diógenes Martins Pires, licenciado em Física e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Diógenes possui vasta experiência como educador em espaços formais, não formais e informais. Atuou como Assistente Educacional no Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG e em escolas particulares de Belo Horizonte. Há mais de uma década, dedica-se ao ensino de Física e Astronomia, à divulgação científica, à pesquisa e ao desenvolvimento de materiais educacionais, incluindo a autoria de três capítulos para o livro de oficinas do Espaço do Conhecimento. Em seu trabalho, busca uma abordagem pedagógica inovadora e um compromisso com a aprendizagem contínua, focando em capacitar os alunos para se tornarem cidadãos informados, autônomos e preparados para enfrentar os desafios do mundo atual.

 

A participação, limitada a 40 vagas, ocorrerá mediante inscrição prévia em formulário on-line. O bate-papo, direcionado a alunos de licenciatura, professores da rede de educação básica, educadores de museus e demais interessados, será acessível na Língua Brasileira de Sinais e contará com emissão de certificados para os participantes.

 


 

Serviço: Educação na Praça – Astronomia para professores do Ensino Fundamental I

Quando: 20/04 (sábado), às 14h

Público: Alunos de licenciatura, professores da educação básica, educadores de museus, interessados pelo ensino de astronomia e demais públicos

Duração aproximada: 2h

Número de vagas: Até 40 participantes

Inscrições: https://forms.gle/duu9UzkEpT73sYGs5

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.