Encerramento da exposição “Mundos Indígenas” – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Encerramento da exposição “Mundos Indígenas”

Espaço do Conhecimento UFMG se despede da exposição “Mundos Indígenas”

O público poderá visitar a exposição até 24 de setembro de 2023

04 de setembro de 2023

Após inúmeros momentos especiais, histórias únicas, memórias inesquecíveis e visitantes de diversos lugares do mundo, a exposição “Mundos Indígenas” chega ao fim no Espaço do Conhecimento UFMG. A mostra segue disponível para visitação até 24 de setembro (domingo).

Inaugurada em dezembro de 2019, a exposição “Mundos Indígenas” representa um convite para que os visitantes possam conhecer, interagir e ampliar perspectivas sobre os povos originários brasileiros a partir das vozes e formas de expressão indígenas. Esses mundos repletos de sensibilidade e tradições são apresentados por curadores indígenas de cinco povos: Davi Kopenawa e Joseca Yanomami, do povo Yanomami, Júlio David Magalhães e Viviane Cajusuanaima Rocha, do povo Ye’kwana, Vicente Xakriabá, Edvaldo Xakriabá e Célia Xakriabá, do povo Xakriabá, Isael Maxakali e Sueli Maxakali, do povo Tikmῦ’ῦn (Maxakali), e Kanatyo Pataxoop e Liça Pataxoop, do povo Pataxoop.

Ao longo de seu período no museu, a mostra já recebeu 155.195 visitantes do público espontâneo e escolar, de Belo Horizonte, região metropolitana, interior de Minas Gerais, outros estados do Brasil e diversos países do mundo! O projeto também se reinventou devido ao distanciamento social vivenciado durante a pandemia de covid-19, com o objetivo de continuar proporcionando a experiência da visita ao público. Por meio dessa missão, a Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas, também acessível em Libras, já alcançou mais de 26 mil espectadores, desde o seu lançamento em setembro de 2020, no YouTube.

Depoimentos de diversos visitantes também foram coletados a partir de livros disponíveis na saída da exposição, nos quais cada pessoa pôde escrever suas percepções e sentimentos durante a visita. “Extraordinariamente necessário! Uma exposição incrível e muito emocionante”, disse Leonardo, visitante de Alagoas (Maceió). Em tradução para o português, Tanya, de Bullsbrook (Austrália Ocidental), descreveu a “Mundos Indígenas” como uma exposição maravilhosa e muito interessante. Já Eloiza, do município de Urucânia (Minas Gerais), relatou que foi ótimo reencontrar suas origens Xakriabá.

Em um país que possui cerca de 1,7 milhão de indígenas, segundo dados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a exposição busca valorizar as multiplicidades que permeiam culturas, saberes, tradições e produções dos povos originários no cenário contemporâneo.

O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 21h. A exposição “Mundos Indígenas” segue aberta para visitação até o dia 24 de setembro. Após seu encerramento, o Espaço do Conhecimento receberá uma nova exposição de curta-duração intitulada “MetropoliTRAMAS“, que apresenta importantes reflexões sobre a região metropolitana de Belo Horizonte e será inaugurada na primeira quinzena de novembro.

Mais informações em www.ufmg.br/espacodoconhecimento

Serviço: Espaço do Conhecimento UFMG se despede da exposição “Mundos Indígenas”

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.