Espaço do Conhecimento UFMG promove atividades especiais que celebram a RMBH – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Espaço do Conhecimento UFMG promove atividades especiais que celebram a RMBH

Gratuito: Neste sábado, Espaço do Conhecimento UFMG promove atividades especiais que celebram a Região Metropolitana de Belo Horizonte

Mostra de produtos metropolitanos, oficina de agroecologia e apresentação do Boi da Manta, de Lagoa Santa, são as atrações do dia 20/04

 

17 de abril de 2024

 

O Espaço do Conhecimento UFMG busca, cada vez mais, compartilhar as pluralidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e contribuir para a valorização da produção cultural, artística e gastronômica das cidades que a compõem. Inspirado por sua mais recente exposição, “MetropoliTRAMAS”, que retrata vivências e experiências do cotidiano metropolitano, o museu promove diferentes atrações gratuitas neste sábado (20/04).

 

O cronograma de atividades do dia inclui a primeira edição da Mostra de Produtos da Economia Popular e Solidária e Agroecologia da RMBH (14h às 19h), com produtores do ramo de alimentação, artesanato, cosméticos e confecções, uma oficina lúdica para o público infantil sobre a preservação do meio ambiente (às 16h) e uma apresentação do Boi da Manta, realizada pelo grupo Irmandade dos Atores da Pândega de Lagoa Santa (às 17h). Confira as informações completas:

 

Exposição “MetropoliTRAMAS”

 

Quando: 20/04 (sábado), das 10h às 21h

Descrição: Inaugurada em dezembro de 2023, “MetropoliTRAMAS” é a mais nova exposição de curta duração do Espaço do Conhecimento. Celebrando os 50 anos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), instituída pela Lei Complementar nº 14, de 1973, a mostra busca provocar junto ao público reflexões sobre as diversidades, complexidades, tensões e prazeres da RMBH. Ao percorrer diferentes caminhos e trajetos, conexões e sentimentos, histórias e memórias, encontros e desencontros, cada instalação retrata vivências que envolvem o cotidiano dos cidadãos metropolitanos.

Público: Todos os públicos

Onde: 2° andar – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Mostra de Produtos da Economia Popular e Solidária e Agroecologia da RMBH

 

Quando: 20/04 (sábado), das 14h às 19h

Descrição: A mostra integra a programação complementar da exposição “MetropoliTRAMAS”, em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG, que retrata as diversas faces e tramas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento visa dar visibilidade aos grupos da Agroecologia e Economia Popular e Solidária da RMBH e aproximá-los do público. A atividade é realizada em parceria com o Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Economia Popular e Solidária (Colmeia), da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, e o Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (Auê!), do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG. 

Público: Todos os públicos

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Oficina “Plantando Histórias: Uma Jornada Agroecológica para Crianças”

 

Quando: 20/04 (sábado), às 16h

Descrição: A oficina visa sensibilizar as crianças sobre a importância da agroecologia e do cuidado com o meio ambiente, por meio de atividades lúdicas, contação de histórias e confecção de vasos autoirrigáveis com materiais recicláveis. A atividade, que integra a Mostra de Produtos Agroecológicos e Solidários da RMBH de abril, irá promover uma experiência educativa e divertida sobre a responsabilidade ambiental. A oficina é desenvolvida em parceria com o Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Economia Popular e Solidária (Colmeia), da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG.

Público: Crianças, a partir de 06 anos

Duração aproximada: 1h30

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Multiverso: Grupo Boi da Manta

 

Quando: 20/04 (sábado), às 17h

Descrição: O Espaço do Conhecimento UFMG sedia uma nova edição do “Multiverso”, realizado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade. Dessa vez, o projeto recebe a Irmandade dos Atores da Pândega, com o cortejo do Boi da Manta. A Irmandade promove eventos, seguindo o calendário das tradições populares, e também realiza o festival anual “Lapinha Museu Vivo”, em Lagoa Santa, que reúne manifestações e expressões oriundas de diversas culturas, especialmente de matriz afrobrasileira e indígena, no intuito de salvaguarda da memória e de preservar o patrimônio cultural material e imaterial. A apresentação será marcada pela corporalidade e musicalidade, evidenciadas a partir de elementos do teatro, pelos movimentos da dança afro, da capoeira angola, pelos instrumentos de percussão e pelas vozes que ecoam sons e oralidades.

Público: Todos os públicos

Duração aproximada: 1h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Serviço: Gratuito: Neste sábado, Espaço do Conhecimento UFMG promove atividades especiais que celebram a Região Metropolitana de Belo Horizonte

Quando: 20 de abril de 2024

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.