Espaço em Rede: Oficina virtual “Saberes indígenas e as plantas do meu quintal” – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Espaço em Rede: Oficina virtual “Saberes indígenas e as plantas do meu quintal”

Espaço em Rede: Oficina virtual “Saberes indígenas e as plantas do meu quintal”

 

Compartilhar histórias pessoais e lembranças familiares nos permitem criar laços conectivos entre nós e a rica cultura brasileira. Os conhecimentos e saberes indígenas perpassam pelas gerações e estão presentes em nosso dia a dia mais do que imaginamos. Você se lembra daquele chá feito pela avó, em uma receita de família? Pois saiba que ele se relaciona com os fundamentos etnofarmacológicos.


Na oficina  de novembro do Espaço em Rede, o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu convida os participantes a se debruçar na vasta cultura indígena a partir de brincadeiras e desafios que avaliam nossos conhecimentos sobre os usos de algumas plantas, na atividade “Saberes indígenas e as plantas do meu quintal“.

 

Neste mês, a oficina funciona como uma extensão lúdica do projeto que deu origem a publicação do catálogo “Saberes Indígenas e Etnofármacos”, disponível aqui, que por sua vez tem como intuito apresentar parte dos resultados de pesquisa sobre os usos de plantas medicinais, propondo uma breve apresentação dos saberes tradicionais dos povos Maxakali, Pataxó, Xakriabá e Yanomami.

 

 

Destinada ao público geral a partir de 10 anos (crianças, jovens e adultos) e com duração de cerca de 1h, a atividade ocorrerá via plataforma Zoom, e contará com quantidade limitada de vagas. As inscrições serão abertas a partir do dia 05 de novembro, através do formulário.

Serviço: 

Espaço em Rede | Oficina virtual “Saberes indígenas e as plantas do meu quintal”

Quando: 13 de novembro, às 10h | Inscrições: https://forms.gle/Ver6MZDjm5z3xPU56

Onde: Zoom (link enviado aos inscritos por e-mail)
Classificação indicativa: a partir de 10 anos

Atividade gratuita

 



Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH*, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH   

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed‑BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.