Instalação ‘Brincar de Geografia’, da exposição virtual Sertão Mundo, já está acessível em Libras – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Instalação ‘Brincar de Geografia’, da exposição virtual Sertão Mundo, já está acessível em Libras

Instalação ‘Brincar de Geografia’, da exposição virtual Sertão Mundo, já está acessível em Libras

 

Na obra de João Guimarães Rosa, são sete as artes do brincar: de pensar,  de criar, de olhar, de segredo, de sensações, de colecionar e, por fim, brincar de geografia. Inspirada na vida e na obra do escritor, a arte-educadora Selma Maria resgata brinquedos e brincadeiras do sertão mineiro na instalação “Brincar de Geografia”, presente na exposição virtual Sertão Mundo, do Espaço do Conhecimento UFMG. Visite a  Exposição Sertão Mundoufmg.br/espacodoconhecimento/exposicaosertaomundo/

 

Ao longo desta semana, até 10 de junho, todos os 5 vídeos que compõem a instalação da Sertão Mundo estarão acessíveis em Libras e com legendas. Os vídeos serão postados  diariamente. 

 

A pesquisa de Selma Maria Kuasne sobre a cultura da infância longe dos centros urbanos chegou até o sertão de Minas Gerais, onde cresceu o escritor Guimarães Rosa (1908 – 1967), nas cidades de Codisburgo, Morro da Garça e Três Marias. Em suas pesquisas pelo sertão brasileiro e de Portugal, ela coletou muitos brinquedos, de diferentes materiais, em sua maior parte artesanais. Os cinco vídeos da série “Brincar de Geografia’ apresentam estes brinquedos, feitos com imaginação, que trazem elementos da natureza e vestígios do cotidiano.

 

Até 10 de junho os 5 vídeos que compõem a instalação “Brincar de Geografia”, serão disponibilizados  no canal de YouTube do Espaço do Conhecimento UFMG.

 

1 – Brincar de Geografia 


2 – Brincar de Colecionar 


3- Brincar de Segredo 

 

4 – Brincar de Olhar 


5 – O Começo 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH   

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.