Neste sábado (18)! Espaço do Conhecimento UFMG promove oficina ‘Corpo-Território, lugar de memória’ – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Neste sábado (18)! Espaço do Conhecimento UFMG promove oficina ‘Corpo-Território, lugar de memória’

Neste sábado (18)! Espaço do Conhecimento UFMG promove oficina ‘Corpo-Território, lugar de memória’

 

Guiados pelo objetivo de introduzir aos não indígenas a noção Corpo-Território, do povo Xakriabá, convidamos o público do Espaço do Conhecimento UFMG a experienciar a oficina do próximo sábado, às 15h.

 

Durante a atividade, com intuito de apresentar o  conceito central de Corpo-Território, utilizaremos dois jogos teatrais, retirados do livro “Improvisação para o Teatro” de Viola Spolin. Os jogos servirão como um exercício de concentração e memória, além de também conectar corpo a espacialidade. Ademais, após a realização dos jogos, os participantes trabalharão em uma atividade de cunho didático que irá tratar a suas conexões com o espaço que habitam (a relação indivíduo-cidade). Ao final, em uma roda de conversa, voltaremos à noção corpo-território e iremos de encontro às novas reflexões obtidas após as experiências.

 

De acordo com o conceito apresentado por Vicente, Edvaldo e Célia Xakriabá,  curadores responsáveis pelo desenvolvimento de Corpo-Território na exposição Mundos Indígenas, corpo e território não são separados, ao contrário, são elos que formam e criam seus pensamentos.  É um pensar ancestral, assim, o território está longe do senso comum de posse. Nesse sentido, o território também diz respeito à memória e tradição. 

 

A proposta da oficina, que contará com até 15 participantes, teve origem a partir de um trecho disponível no catálogo da exposição Mundos Indígenas. Pegue sua máscara, visite o Espaço e conheça mais sobre a exposição!

 

 


O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH 

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.