Noite Internacional de Observação da Lua – Espaço do Conhecimento UFMG
 
descubra | FACHADA DIGITAL | Noite Internacional de Observação da Lua

Espaço faz transmissão da Lua na Fachada Digital em noite internacional de observação do astro

 

 

Quem olha para o céu não imagina que aquela distante bolinha branca que ilumina nossas noites provavelmente nasceu de uma colisão da Terra com um corpo celeste do tamanho de Marte há cerca de 4,5 bilhões de anos. Misteriosa e fascinante, a Lua já foi bastante estudada pelo ser humano e, atualmente, tem um dia dedicado à sua observação. O Espaço do Conhecimento UFMG participa dessa programação com uma transmissão da Lua na Fachada Digital, além de oficina e sessões de Planetário.

No próximo sábado, 28 de outubro, Noite Internacional de Observação da Lua, o Espaço presenteia a Praça da Liberdade com uma transmissão, na Fachada Digital, de imagens do nosso satélite natural obtidas por telescópio. Enquanto isso, no Terraço Astronômico, haverá a última observação noturna do ano no museu. A partir das 17h30, serão distribuídas 120 senhas para quem deseja ver a Lua pelas lentes de um telescópio. Devido ao horário de verão, quando os dias são mais longos e o anoitecer ocorre mais tarde, a observação é suspensa no Espaço. As atividades devem ser retomadas entre o fim de março e o início de abril de 2018.

 

No Mundo da Lua
Além da programação à noite, no sábado dedicado à Lua, o Espaço também realiza a oficina As Fases da Lua, que ensina os participantes a prever a visibilidade do satélite natural em qualquer dia e horário, descobrir quando ele nasce e se põe, entender suas fases e o porquê da ocorrência de eclipses. São utilizados modelos construídos em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos. A atividade acontece às 15h e tem classificação indicativa para crianças com 8 anos ou mais.

No Planetário, o Espaço preparou um dia com sessões em que é possível contemplar a Lua, como a exibição A Lua e o Zodíaco, na qual vários fenômenos relacionados ao nosso satélite natural são explicados, como o ciclo lunar e o reconhecimento das constelações por onde ela passa.

 

A Noite Internacional de Observação da Lua é comemorada em diversos países ao redor do mundo. A data foi proposta pela NASA Night Sky Network com o intuito de estimular a observação da Lua, abordando suas características básicas, detalhes técnicos e outros fenômenos.

 

 

Noite Internacional de Observação da Lua
Sábado, 28 de outubro de 2017

Transmissão da Lua na Fachada Digital
Quando: a partir das 19h
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH

Observação Noturna
Quando: a partir das 19h
Onde: Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Entrada: gratuita mediante retirada de bilhete na recepção

Oficina As Fases da Lua
Quando: às 15h
Classificação: a partir de 8 anos
Onde: 5º andar do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Entrada: gratuita mediante retirada de bilhete na recepção

 

Sessões de Planetário
13h: Terra Dinâmica
14h: Alvorecer da Era Espacial
15h: Dois Pedacinhos de Vidro
16h: O Céu de Belo Horizonte
18h: A Lua e o Zodíaco
19h: ABC das Estrelas
20h: Da Terra ao Universo
Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)