O Assombro do Conhecer – Espaço do Conhecimento UFMG
 
descubra | EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS | O Assombro do Conhecer

Entre maio e agosto de 2015, o Espaço do Conhecimento UFMG recebeu a exposição O Assombro do Conhecer. Resultado de estudos de professores de diversas áreas da UFMG, a mostra provocou reflexões sobre os processos de construção do conhecimento, abordando as memórias, as percepções e a produção dos saberes compartilhados socialmente.

A exposição se apresentou ao público como uma espécie de laboratório de experimentação, no qual o visitante é convidado a interagir com vários aspectos da produção do conhecimento, deixando suas impressões e contribuições registradas. O impacto da mostra foi estudado e é considerado na elaboração da próxima exposição de longa duração do museu, que substituirá Demasiado Humano, em cartaz desde 2010.

A coordenação da mostra foi de Bernardo Jefferson De Oliveira, Débora D’avila Reis e Yurij Castelfranchi.

 

Labirintos e ilusões, inventários e traduções
De acordo com o coordenador do projeto, Bernardo Jefferson, o foco da exposição é o conhecer humano e suas perspectivas sociais, culturais, linguísticas, biológicas e instrumentais: “Procuramos explorar como se dá o processo que chamamos de ‘conhecimento’, que filtra, limita e direciona tudo o que entendemos sobre o universo e sobre nós mesmos”. O professor explica ainda como a nova montagem se relaciona com os conteúdos trabalhados anteriormente no museu: “Tivemos exposições que abordam porções do conhecimento que temos sobre as coisas. O Assombro do Conhecer busca outro viés, nela o próprio conhecimento é o tema central”.

Integrante do grupo de elaboração da exposição, Verona Segantini explica que O Assombro do Conhecer busca incentivar apropriações dos conteúdos de forma mais livre por parte dos visitantes. “Como a exposição é também um laboratório de experimentação, não queríamos que as explicações tomassem o papel principal, mas que os textos provocassem questionamentos. Habitualmente, os museus são feitos sem que se pergunte ao público o que ele quer ver. Essa exposição é uma forma que criamos para tentar romper um pouco com essa lógica, para que os visitantes possam realmente participar do processo”, conclui.

 

Registros
Os registros dos processos da exposição podem ser conferidos no blog construído pela equipe que elaborou o projeto.

Assista também ao vídeo com o Making Of da montagem da mostra.

 

Galeria de Fotos