O Carnaval É Um Palco. A Ilha, Uma Festa – Espaço do Conhecimento UFMG

descubra | EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS | O Carnaval É Um Palco. A Ilha, Uma Festa

O Carnaval É Um Palco. A Ilha, Uma Festa foi uma exposição do artista português Rui Mourão, que cruzou Antropologia e videoarte em um dispositivo de vídeo-instalação multicanal, propondo um olhar sobre um patrimônio cultural imaterial.

A obra, apresentada pela primeira vez no Brasil, já esteve em outros espaços expositivos, como no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, e no Museu de Angra do Heroísmo, em Açores, ambos em Portugal.

A exposição contou com a exibição de um filme que estreou na Cinemateca Portuguesa e foi selecionado para melhor documentário no Festival Queer Lisboa em 2013.

A curadoria foi de René Lommez Gomes.

Rui Mourão (1977 – Lisboa)
O português Rui Mourão nasceu em 1977, em Lisboa, Portugal. Estudou Fotografia e Arte Contemporânea, na Universitat Autònoma de Barcelona, e Interpretação e Cinema no Centre d’Estudis Cinematogràfics de Catalunya, também na cidade espanhola.

Cursou Artes Visuais na Maumaus – Escola de Artes Visuais, em Lisboa, e na Malmö Art Academy, na Suécia. Fez pós-graduação em Culturas Visuais Digitais e mestrado em Antropologia, ambos no Instituto Universitário de Lisboa.

Foi selecionado para a mostra nacional Jovens Criadores em 2006 e 2007, para a Anteciparte, em 2009, e para o FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa em 2010, onde recebeu o Prêmio do Público no Museu Berardo.

Fez várias exposições individuais e coletivas em espaços culturais prestigiados, como no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado de Lisboa, na Galeria Municipal de Budapeste, no Palazzo Albrizzi de Veneza, no Centro Nacional de Artes Contemporâneas de Moscou e no Monkey Town de Nova Iorque. Seu primeiro filme foi mostrado na Cinemateca Portuguesa, tendo sido posteriormente nomeado para Melhor Documentário no Festival de Cinema Lisboa Queer.