Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): um compromisso com o futuro

O projeto inicia em 8 de junho, com evento que discute os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

 

08 de junho de 2021

 

O Espaço do Conhecimento UFMG lançará no dia 8 de junho, em parceria com o Instituto Unimed-BH, o projeto Papo em Pauta, ciclo de palestras que trará temáticas relacionadas a saúde, bem-estar, cultura, cidadania e outros assuntos pertinentes na atualidade. O Espaço do Conhecimento tem uma longa trajetória na promoção de debates sobre as mais diversas áreas de conhecimento dentro do projeto Café Controverso, realizado de 2012 a 2019. A partir deste ano, com o Papo em Pauta, o museu volta a realizar esses fóruns, sempre com a presença de especialistas e a participação do público, colocando em pauta assuntos que estão em discussão dentro e fora da universidade. Devido à pandemia, o projeto será iniciado em ambiente virtual, em lives transmitidas pelo YouTube.

 

A palestra de abertura traz o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): um compromisso com o futuro“, e acontecerá no dia 8 de junho, terça-feira, às 19h, no canal www.youtube.com/espacoufmg. Os convidados são Henrique Zeferino, professor do departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Coordenador do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, e Rafael Tello, economista, fundador e diretor da Watu Sustentabilidade, coordenador da Rede Desafio 2030 e do Hub ODS MG e professor de sustentabilidade estratégica e aplicada da Fundação Dom Cabral (FDC), HSM Educação e Skema Business School. A mediação será de Sibelle Cornélio Diniz, economista, professora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e coordenadora do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento UFMG.

 

 

Henrique Zeferino trará uma discussão sobre o contexto geral dos ODS – origem, características e importância, abordando a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação para a implementação dos ODS, com foco no papel das universidades.

Rafael Tello apresentará um recorte da projeção das ODS em Minas Gerais e a atuação da Rede Desafio 2030. O público poderá participar enviando comentários e perguntas para discussão, pelo chat.

 

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (ProCult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.