Oficina – A Arte de Encadernar – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Oficina – A Arte de Encadernar

“A Arte de Encadernar”: Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG  convida crianças a treinarem suas habilidades manuais e reflexivas

Até 29 de janeiro, o museu oferecerá oficinas gratuitas diversas em todos os seus dias de funcionamento

14 de janeiro de 2023

Sabe-se que a palavra, seja em sua forma manuscrita ou impressa, constituiu, ao longo dos seus longos percursos de inscrição e circulação, inúmeras modalidades técnicas e estéticas expressas em diferentes materialidades.  Os diferentes sistemas de escrita evoluíram com o tempo, e assim livros e cadernos se tornaram cada vez mais comuns em nosso cotidiano. Discutir a importância dos diversos suportes para a escrita é um dos objetivos da oficina “A Arte de Encadernar”, realizada gratuitamente para o público neste domingo (15), às 15h.

O Espaço do Conhecimento UFMG convida crianças a partir dos 8 anos, jovens e adultos à produção de dois tipos de encadernação e capas para seus cadernos. A atração possui relação com a  instalação “Fábrica de Letras” da exposição – também disponível para visitação –  “Demasiado Humano”, e tem o propósito de discutir a importância dos diversos suportes para a escrita e a revolução que a invenção da prensa móvel proporcionou na produção de livros e outros materiais impressos.

A atração toma conta da tarde de domingo no museu e será ministrada por Marcelle de Lima, graduanda em Geografia na UFMG e mediadora do Espaço do Conhecimento. Com vaga destinada a até 15 participantes, os ingressos poderão ser emitidos na recepção do museu a partir das 10h do dia da atividade.

Oficina “A Arte de Encadernar”

Data: 15 de janeiro (domingo)

Horário: às 15h

Oficineira:  Marcelle de Lima, graduanda em Geografia na UFMG e mediadora do Espaço do Conhecimento

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG. (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

———–

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.