Oficina “Aprendendo palavras em Tupi Potiguara” – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Oficina “Aprendendo palavras em Tupi Potiguara”

Espaço do Conhecimento UFMG oferece oficina de Tupi Potiguara no mês do Dia dos Povos Indígenas

A atividade gratuita será realizada no dia 14/04 (domingo), às 15h, e integra a programação do  Abril Indígena da PRAE – UFMG

10 de abril de 2024

Mais do que uma forma de se comunicar, a língua de um povo é parte insubstituível de sua identidade, pensamento, cultura e cosmovisão. Segundo dados do Museu da Língua Portuguesa, estima-se que no Brasil, no século XVI, os mais de 1.500 povos originários que habitavam o território falavam cerca de 1.200 línguas indígenas. A realidade atual, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dá indícios dos séculos de desapropriação violenta dos costumes e modos de vida destes grupos, que hoje somam 274 línguas em um país de 305 etnias indígenas.

Dentre eles, o povo Potiguara é o mais populoso da Região Nordeste. Sua presença na área e histórica resistência frente aos avanços da sociedade não-indígena remonta ao início da colonização portuguesa no Brasil. Parte da família linguística do Tupi, este povo tem como idiomas principais o português e o Tupi Potiguara, mantendo uma forma de resgate de elementos identitários usurpados no processo de colonialismo.

Com o objetivo de valorizar a pluralidade linguística brasileira e promover o ensino-aprendizagem da variante Potiguara do Tupi Antigo, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza a oficina gratuita “Aprendendo Palavras em Tupi Potiguara”. A atividade compõe a programação do Abril Indígena, marcado pelo Dia dos Povos Indígenas (19/04) e promovido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFMG, com o objetivo de reconhecer e compartilhar as diversidades dos povos originários no Brasil. Para Fabrício Potiguara (Ka’a Membyra), aluno do curso de Arqueologia na UFMG e mediador do Espaço do Conhecimento responsável pela oficina, “atividades como esta são de extrema importância para fortalecer a verdadeira identidade e história do país, uma vez que o Brasil começa por nós e é nosso. Para além disso, mostrar como a língua Tupi está presente no nosso dia a dia é importante para as pessoas compreenderem sobre a língua dos primeiros séculos.”

A atividade, destinada a até 15 participantes a partir de 07 anos e com duração aproximada de 1h, acontece no dia 14/04 (domingo), às 15h. Durante a oficina, os participantes aprenderão algumas palavras do vocabulário básico Tupi, em uma divertida brincadeira de associação com os vocábulos em português. A condução da oficina é feita pelo estudante e mediador Fabrício Potiguara, em companhia de Deolindo Potiguara, aluno de Ciências Sociais da UFMG. A participação acontece mediante retirada de bilhetes individuais e gratuitos na recepção do museu, a partir das 13h.

Serviço: Oficina “Aprendendo palavras em Tupi Potiguara” (Abril Indígena)

Quando: 14/04 (domingo), às 15h

Público: Crianças a partir de 07 anos, jovens e adultos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 15 participantes

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.