Oficina “RPG no Museu” – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Oficina “RPG no Museu”

RPG no Museu: Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG promove uma divertida aventura pela origem da humanidade

A atividade gratuita acontece no dia 28/01 (domingo), às 15h, e integra a programação das #FériasNoMuseu

 

23 de janeiro de 2024

 

Durante a reta final das férias de janeiro, o Espaço do Conhecimento UFMG segue promovendo atrações diversas que encantam participantes de todas as idades. Entre as últimas atividades do mês, o público poderá se divertir e aprender mais sobre a origem da humanidade em uma tarde de “RPG no Museu”, no dia 28/01 (domingo), às 15h.

 

A oficina irá promover um jogo de RPG (role playing game – jogo de interpretação de papéis), baseado no módulo “Vertentes” da exposição “Demasiado Humano”. Essa modalidade de jogos permite que cada participante escolha as características do personagem que será interpretado, em uma narrativa conduzida pelo “mestre do jogo”. Com elementos repletos de magia e emoção, a intrigante oficina estimula a criatividade e proporciona uma aventura que desenvolve a imaginação.

 

A partir do uso de dados de seis, oito e vinte lados, a atividade visa abordar a origem da humanidade e suas variadas relações sociais e culturais de modo lúdico. A participação, para todos os públicos a partir de 06 anos, acontece mediante retirada de ingressos individuais na recepção do museu, disponíveis 2h antes do início da atividade. O preenchimento das 10 vagas será por ordem de chegada. 

 

Demasiado Humano

Primeira exposição de longa duração do Espaço do Conhecimento UFMG, “Demasiado Humano” explora as relações estabelecidas entre as culturas na produção e aquisição de conhecimento. A mostra apresenta ao público o resultado de diversas pesquisas desenvolvidas na UFMG, nas áreas de astrofísica, paleontologia, genética, arqueologia, antropologia, literatura, linguística, história e ecologia. A exposição aborda como a humanidade constrói suas formas de conhecimento – como as poéticas, filosóficas, científicas, tradicionais ou modernas –, que se destinam a narrar ou explicar as origens, trajetórias e destinos dos seres. Ao todo são três seções temáticas: Aleph, Origens e Vertentes. Os conteúdos da exposição foram desenvolvidos por um grupo multidisciplinar, composto por cerca de 40 pesquisadores da UFMG, além de profissionais de diversas áreas.

 


 

Serviço: Oficina “RPG no Museu”

Quando: 28/01 (domingo), às 15h

Público: Todos os públicos, a partir de 06 anos – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 10 participantes

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.