Espaço do Conhecimento UFMG promove o concurso Olhares Metropolitanos – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Espaço do Conhecimento UFMG promove o concurso Olhares Metropolitanos

Olhares Metropolitanos: Concurso promovido pelo Espaço do Conhecimento UFMG selecionará fotografias e vídeos que retratam a RMBH

Registros audiovisuais vencedores serão exibidos na Fachada Digital, para o público que transita pela Praça da Liberdade, e nas redes sociais do museu

 

08 de abril de 2024

 

Estão abertas, até 19 de maio, as inscrições para o concurso “Olhares Metropolitanos”, promovido pelo Espaço do Conhecimento UFMG. Interessados devem preencher o formulário on-line. Serão aceitas fotografias e vídeos que capturem a essência da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com suas paisagens urbanas, culturas vibrantes, comunidades e qualquer outro aspecto que represente a riqueza e a variedade das cidades. As produções audiovisuais vencedoras serão veiculadas na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento e nas redes sociais do museu.

 

O concurso é destinado aos residentes dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano), bem como dos 16 municípios do Colar Metropolitano da RMBH (Barão de Cocais, Belo Vale, Bom Jesus do Amparo, Bonfim, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Itabirito, Itaúna, Moeda, Pará de Minas, Prudente de Morais, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, São José da Varginha e Sete Lagoas).

 

Avaliação e resultados

Cada participante pode enviar até 05 (cinco) registros fotográficos e audiovisuais de sua autoria. As fotos e vídeos serão avaliadas por uma comissão composta por cinco integrantes da equipe do museu, das áreas de audiovisual, comunicação e economia, que irão distribuir pontuações nas categorias: originalidade e criatividade (0 a 50 pontos), adequação à temática proposta (0 a 30 pontos) e domínio da técnica e estética (0 a 20 pontos). Serão selecionados 13 registros, entre fotografias e vídeos. A lista dos autores premiados e classificados será divulgada no site e nas redes sociais do Espaço do Conhecimento, no dia 06 de junho de 2024. Os vencedores também serão notificados por e-mail. Mais informações estão disponíveis no regulamento

 

O concurso integra a programação complementar da exposição “MetropoliTRAMAS”, em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG, que celebra os 50 anos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) em 2023. Entre diversidades, complexidades, prazeres e tensões, cada visitante pode trilhar seu próprio percurso pelas nove instalações que apresentam diferentes vivências dos cidadãos metropolitanos. A previsão de início da veiculação de fotografias e vídeos selecionados pelo concurso é 08 de junho de 2024, data que marca os 51 anos da institucionalização da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 


 

Serviço: Olhares Metropolitanos: Concurso promovido pelo Espaço do Conhecimento UFMG selecionará fotografias e vídeos que retratam a RMBH

Inscrições: https://forms.gle/rZ6j1pNVCeyaPFyC9 | De 08/04 a 19/05/2024

Público: Residentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Colar Metropolitano

Resultados: 06/06/2024

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.