Experiências afetivas em acessibilidade e inclusão – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Experiências afetivas em acessibilidade e inclusão

Papo em Pauta debate “experiências afetivas em acessibilidade e inclusão”

O acesso à informação e ao conhecimento é vital para garantir direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão. Acessibilidade é sobre criar boas experiências para todas as pessoas, considerando suas diferentes trajetórias e experiências. Experiências Afetivas em Acessibilidade e Inclusão: esse será o tema  da próxima edição do Papo em Pauta, que acontece na terça-feira, 13, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do Espaço do Conhecimento UFMG (youtube.com/espacoufmg).

Nesta edição, a convidada será Sônia Caldas Pessoa, professora do Departamento de Comunicação e da pós- graduação da UFMG. Doutora em Estudos Linguísticos (Paris, França), autora do livro “Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas” e  co-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades da UFMG  (Afetos/UFMG). A mediação ficará a cargo de Camila Mantovani, que também é professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e Coordenadora do Núcleo de Comunicação e Design do Espaço do Conhecimento UFMG.

“A ciência afeta positivamente a sociedade, na medida em que também desperta a atenção das pessoas comuns e das instituições para temáticas que envolvem grupos sociais vulneráveis, organizações e tecnologia.” Essa é uma das máximas que motivou o nascimento do grupo Afetos. Para além de discussões teóricas, o projeto co-coordenado por Sônia tem como intenção reflexões e ações para além das discussões teóricas, com intuito de promover uma formação cidadã e consciente de que pessoas com deficiência e em demais situações de vulnerabilidade devem fazer parte dos públicos, audiências e do campo profissional para o qual estão sendo formados. No bate-papo, as experiências obtidas no Grupo Afetos serão compartilhadas com o público.

Sônia também é autora do artigo ”Acessibilidade Afetiva por e para Autistas: ativismo na pandemia da COVID-19. Publicado pela revista científica Culturas Midiáticas, foi feito em co-autoria com a jornalista Sophia Mendonça, mestre pela UFMG, escritora, pesquisadora do Afetos e fundadora do Mundo Autista (vinculado ao Portal UAI). No artigo, as autoras consideram que existem cenários promissores para a comunicação e a acessibilidade afetiva para pessoas autistas, mas que ainda há gargalos nas interações sociais de pessoas com deficiência e na efetivação de seus direitos.  Mais do que chegar a conclusões, elas  apresentam inquietações para um refletir que deseja a efetivação de relações menos intolerantes e mais acolhedoras às pessoas autistas. Durante a conversa, Sônia terá a oportunidade de responder questões sobre a temática.

O Papo em Pauta é um ciclo de palestras sobre bem estar, saúde, cultura e temas diversos, fruto de parceria entre o Espaço do Conhecimento UFMG, o Instituto Unimed-BH e a Cemig.

Professoras Camila Mantovani, Sônia Caldas Pessoa e Joana Ziller

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.