O que são os ódios contemporâneos? – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | O que são os ódios contemporâneos?

O que são os ódios contemporâneos?

17 de outubro de 2023

 

Transcrição do episódio: clique aqui!

 

O Espaço do Conhecimento UFMG possui uma longa trajetória na promoção de debates sobre as mais diversas áreas do saber. Após edições presenciais e transmissões virtuais, o projeto “Papo em Pauta” ganha um novo formato, que permitirá o consumo de conteúdo assíncrono nas plataformas de áudio. Com o objetivo de iniciar as discussões contemporâneas propostas pelo podcast, o primeiro episódio (já disponível) recebe Ettore Medeiros, professor e doutor em Comunicação Social, para uma conversa sobre as possibilidades de um mundo menos odioso.  

 

O tema do episódio tem origem no título do segundo livro de Ettore, “Sim, você odeia!: uma reflexão sobre os ódios contemporâneos que nós praticamos” (Dialética, 2023). O convidado explica que os ódios contemporâneos acontecem em um contexto permeado pelo ambiente digital, por crises econômicas e políticas e pelo individualismo. Para o professor, “a empatia, solidariedade, alteridade, autorreflexão e a capacidade de estabelecer elos em comum com o outro são alguns dos pontos fundamentais para que a sociedade possa enfrentar os ódios no cotidiano.” 

 

Ettore Medeiros

 

Nascido em Sorocaba (SP), Ettore se mudou para o Rio Grande do Sul e hoje vive em Belo Horizonte (MG). Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado em MBA Marketing Digital (IGTI), Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (Descomplica Faculdade Digital) e Educação Inclusiva (Descomplica Faculdade Digital). Docente de graduação e pós-graduação, em disciplinas de comunicação, publicidade, negócios, diversidade e inclusão, branding e marketing digital. Coordenador do curso de Pós-graduação em Gestão de Diversidade e Inclusão nas Organizações, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). 

 

Papo em Pauta

Ciclo de conversas sobre cultura, cidadania, ciência e bem-estar. O projeto é uma parceria entre o Espaço do Conhecimento UFMG, o Instituto Unimed-BH e a Cemig. A primeira temporada do podcast conta com convidados especiais que irão bater um papo sobre as mais diversas pautas contemporâneas, em quatro episódios veiculados mensalmente e associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.