Perspectivas de estudos universitários em outro país – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Perspectivas de estudos universitários em outro país

Perspectivas de estudos universitários em outro país

06 de dezembro de 2023 

 

Transcrição do episódio: clique aqui!

 

Graduar-se em outro país implica uma série de decisões que apresentam diferentes oportunidades, desafios e um extenso repertório de experiências. Para conversar sobre essas perspectivas, o Espaço do Conhecimento UFMG lança o terceiro episódio (já disponível) do podcast “Papo em Pauta”, com Josecleise Bandeira — relações-públicas e estudante estrangeira que se graduou em Relações Públicas na UFMG. Em um diálogo especial e repleto de memórias, os ouvintes são convidados a conhecer as origens de Josecleise no continente africano e sua jornada durante a graduação no Brasil.

 

Segundo a análise “Diversificar com Dados: Insights para Instituições de Ensino Superior”, realizada pelo Studyportals com dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), existem 5,.5 milhões de estudantes internacionais ao redor do mundo. Cada um desses alunos possui experiências singulares e únicas, assim como Josecleise que, ao longo do episódio, narra momentos de resiliência, coragem, aprendizado e alegria. 

 

Por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a UFMG recebeu 76 alunos estrangeiros, no primeiro semestre de 2023. Ao realizar ações de acolhimento, cooperações com instituições parceiras e programas de mobilidade internacional, a Universidade também promove novas oportunidades e articula ricas trocas de experiência e conhecimento entre estudantes estrangeirosinternacionais e brasileiros e de outras nacionalidades. Em meio a novos aspectos culturais, acadêmicos e geográficos, as relações interpessoais se tornam um fator essencial para a realização do sonho de estudar em outro país: “Os alunos, os meus colegas e os professores foram muito prestativos comigo. Eles sempre estiveram me apoiando e acho que isso foi essencial para que eu conseguisse terminar minha graduação”, destaca a relações-públicas.

 

Josecleise Bandeira

(Acervo Pessoal) 

 

Nascida em São Tomé e Príncipe, arquipélago localizado no Golfo da Guiné, no continente africano, Josecleise iniciou os estudos universitários no Brasil em 2019 e hoje vive em Belo Horizonte (MG). Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordou asenvolveu um estudo sobre mulheres negras na política, com foco naa partir de análise sobre a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Ao longo do curso, também atuou emrealizou projetos de extensão, iniciação científica e estágio na Assessoria de Imprensa do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. 

 

Papo em Pauta

Ciclo de conversas sobre cultura, cidadania, ciência e bem-estar. O projeto é uma parceria entre o Espaço do Conhecimento UFMG, o Instituto Unimed-BH e a Cemig. A primeira temporada do podcast conta com convidados especiais que irão bater um papo sobre as mais diversas pautas contemporâneas, em quatro episódios veiculados mensalmente e associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

 


O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.