Proteção e cuidado – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Proteção e cuidado

Papo em Pauta: Espaço do Conhecimento UFMG debate a importância das vacinas para a saúde coletiva e lança publicação especial para educadores

No dia 09 de novembro, o Espaço do Conhecimento, em parceria com o Instituto Unimed-BH, UFMG promoverá mais uma edição do Papo em Pauta e o lançamento do ebook Fora da Caixa: Vacinas – uma publicação para educadores, terça-feira, às 19h, no canal www.youtube.com/espacoufmg. O projeto iniciado em  junho, realiza agora a 2ª edição.

Na abertura, um bate papo sobre o tema ”proteção e cuidado: a importância das vacinas para a saúde coletiva”. O convidado é Flávio Guimarães da Fonseca, professor do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, pesquisador associado do CT-Vacinas e integrante do Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG. A mediação ficará a cargo da professora Camila Mantovani, Coordenadora do Núcleo de Comunicação e Design do Espaço do Conhecimento. O público poderá participar enviando comentários e perguntas pelo chat, para enriquecer o debate.

Fora da Caixa: Vacinas – uma publicação para educadores

A escolha do tema Vacinas se deu por diversos motivos, conforme explicado no texto de apresentação. “Um dos principais é a atual pandemia da Covid-19 e a queda nos índices de vacinação que vem ocorrendo desde 2014, segundo dados do Ministério da Saúde, o que levou aos surtos de sarampo verificados no país em 2016 e, posteriormente, em 2018. Desse modo, as questões mais sensíveis do tema se referem à recusa vacinal, um fenômeno complexo cujas causas variam de acordo com as condições da época e do local”.

Segundo a professora  Diomira Maria Cicci Pinto Faria, Diretora do Espaço do Conhecimento, “com este livreto, reafirmamos o compromisso do Espaço do Conhecimento UFMG com a divulgação científica e com a democratização do conhecimento acadêmico. Buscamos ainda contribuir com a missão da UFMG de formar cidadãos críticos e éticos, comprometidos com a transformação da sociedade no sentido da redução das desigualdades”, conclui.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH: associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed‑BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.