Turismo Literário: Uma viagem pelas palavras – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Turismo Literário: Uma viagem pelas palavras

Turismo Literário

 08 de novembro de 2023

 

Transcrição do episódio: clique aqui!

 

Uma viagem pelas palavras é conduzida por “autores guias e livros portais”, que levam leitores a lugares onde a imaginação encontra a realidade e o passado encontra o presente. Com o objetivo de discutir a conexão entre dois mundos: a ficção e a não-ficção, o Espaço do Conhecimento UFMG apresenta o segundo episódio (já disponível) do podcast “Papo em Pauta”, com a convidada Diomira Maria — professora, escritora e doutora em Economia. Durante a conversa, que entrelaça turismo e literatura, os ouvintes são convidados a conhecer mais sobre o turismo literário.

 

Dados divulgados em junho pelo Relatório Anual de Impacto Econômico do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), indicam que, em 2023, a contribuição do setor para o PIB do Brasil superará em 5% os níveis de 2019, pré-pandemia. Serão US$ 145,7 bilhões na economia nacional, chegando a 7,8% do PIB do país, e quase oito milhões de empregos diretos e indiretos. Diomira explica, ao longo do bate-papo, como o turismo pode ser potencializado pela literatura, a partir de importantes contribuições socioeconômicas e ambientais, .

 

“Ao atravessar o texto literário ou ler um livro que nos fascina, entramos na história narrada através da nossa imaginação, colocando o real e o imaginário em diálogo. Assim, temos as interseções entre literatura e turismo. O turismo se alimenta da literatura para a construção de roteiros turísticos ou para transformar lugares relacionados à literatura em lugares turísticos. O turismo, então, utiliza da literatura para estimular o leitor a viajar”, destaca a professora.

 

Diomira Maria

Créditos: Kayke Quadros

 

Nascida na Bahia, atualmente mora em Faro, Portugal, para a realização de sua formação em pós-doutorado. Economista de formação, mestre em Turismo pela Universidad de Alicante (Espanha) e doutora em Economia. É professora no curso de Turismo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Leciona disciplinas que envolvem economia, turismo, cultura, museus e, a partir de seus estudos e interesses atuais, turismo literário. Em 2023, lançou seu mais novo romance, intitulado “Uma Florença para Caravaggio” (Editora Libertinagem).

 

Papo em Pauta

Ciclo de conversas sobre cultura, cidadania, ciência e bem-estar. O projeto é uma parceria entre o Espaço do Conhecimento UFMG, o Instituto Unimed-BH e a Cemig. A primeira temporada do podcast conta com convidados especiais que irão bater um papo sobre as mais diversas pautas contemporâneas, em quatro episódios veiculados mensalmente e associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.