Visita Virtual Acessível – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Visita Virtual Acessível

Espaço do Conhecimento UFMG lança vídeos da Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas com legenda e tradução em Libras  

 Os vídeos estarão disponíveis a partir do dia 10 de julho, sábado, às 10h, no canal www.youtube.com/espacoufmg

 

Em setembro de 2020, o Espaço do Conhecimento UFMG lançou a Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas, em seu canal no YouTube. A série de vídeos conta com cerca de 15 mil visualizações até o momento e apresenta os conceitos que os curadores e curadoras dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana escolheram para apresentar os seus mundos. A construção do roteiro foi feita pelas equipes dos Núcleos de Ações Educativas, Expografia e Audiovisual do museu, a partir das experiências de mediação no período das visitas presenciais.

 

Agora, no dia 10 de julho de 2021, às 10h, o Espaço do Conhecimento lançará uma nova versão da Visita Virtual, desta vez com legendas e tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A playlist da Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas com recursos de acessibilidade poderá ser acessada pelo canal www.youtube.com/espacoufmg. O trabalho de legendagem e tradução em Libras foi conduzido pelo Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu, com a participação da intérprete de Libras Dinalva Andrade e dos bolsistas do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (PIPA), coordenado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG (NAI).

 

A inserção dos recursos de acessibilidade exigiu um cuidado especial, devido à especificidade dos temas abordados e das falas. Primeiramente, foi produzida uma primeira versão das legendas, a partir dos roteiros dos vídeos já publicados. Em seguida, todas as palavras e expressões faladas pelos apresentadores e curadores nas línguas indígenas foram analisadas pela professora Ana Maria Rabelo Gomes, da Faculdade de Educação da UFMG, uma das coordenadoras da exposição. Ela consultou os curadores indígenas para que fosse feita a escrita correta de cada uma delas. A tradução dos vídeos na Língua Brasileira de Sinais também exigiu o mesmo cuidado com as palavras faladas nas línguas dos povos representados.

 

A produção dos vídeos da Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas com recursos de acessibilidade tem o objetivo de garantir o acesso a um número ainda maior de pessoas, aos mundos que os curadores e curadoras dos povos indígenas nos convidam a conhecer. São mundos que criam e envolvem existências humanas e outras – como plantas, animais e espíritos – com quem eles convivem e compartilham o respeito e o amor à Terra, valores que sempre foram fundamentais e são, mais do que nunca, urgentes.

 

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (ProCult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.