Visitas mediadas de maio – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Visitas mediadas de maio

Participe das visitas mediadas às exposições ‘Mundos Indígenas’ e ‘Demasiado Humano’!

15 de maio de 2023

No mês de maio, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza duas visitas mediadas ao longo de sua extensa programação. No dia 21 de maio, às 15h, os visitantes embarcam em uma imersão pelos modos de viver de diferentes povos originários, na exposição de curta duração “Mundos Indígenas”. Já no dia 28, às 15h, o público pode viver uma experiência sensorial de conhecimento pela exposição de longa duração “Demasiado Humano”. Os ingressos, gratuitos, são emitidos 2h antes das atividades.

Confira as informações completas:

Visita mediada à exposição “Mundos Indígenas”

Quando: 21/05 (domingo), às 15h

Descrição: A atividade convida os visitantes a uma imersão na exposição “Mundos indígenas”, acompanhados pelos mediadores do Espaço do Conhecimento UFMG. A visita consiste em um diálogo com o público de diversas idades sobre os modos de viver, de saber e de cuidar dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Maxakali e Pataxoop, que estão presentes na exposição.

Público: Todas as idades

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 20 pessoas – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Onde: 2° andar (Exposição Mundos Indígenas) –  Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

Visita mediada à exposição “Demasiado Humano”

Quando: 28/05 (domingo), às 15h

Descrição: A visita à exposição de longa duração “Demasiado Humano” abordará a origem do universo, o surgimento da vida na Terra, as visões de alguns povos sobre a origem da humanidade e outros temas. Uma experiência sensorial de conhecimento, junto aos mediadores do museu, aguarda os visitantes!

Público: Todas as idades

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 25 pessoas  – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Onde: Exposição Demasiado Humano – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (ProCult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.