A história dos povos indígenas brasileiros não é uma só. Tão grande quanto um continente, nosso país abriga populações plurais, com costumes e tradições diversas. Na exposição Mundos Indígenas, aberta pelo Espaço do Conhecimento UFMG em dezembro de 2019, são apresentados ao público os modos de viver, de saber e de se cuidar dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana. Na mostra, patrocinada pelo Instituto Unimed-BH e o BDMG Cultural, os conceitos foram propostos por um conjunto de curadores e curadoras indígenas, que nos convidam a conhecer seus mundos. Mundos que criam e envolvem existências humanas e outras – como plantas, animais e espíritos – com quem convivem e compartilham o respeito e o amor à Terra.
Com o fechamento dos museus no final de março, devido à pandemia de Covid-19, as visitas à exposição foram suspensas. Diante disso, seu período de realização, que seria até agosto de 2020, foi prorrogado até julho de 2022. Enquanto isso, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma série de vídeos inéditos para propiciar ao público a experiência da visita virtual à exposição, lançados no dia 21 de setembro, no YouTube.
A série Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas é composta por seis vídeos, sendo o primeiro uma introdução ao universo da exposição e os outros cinco uma apresentação dos conceitos que os curadores e curadoras dos cinco povos escolheram para apresentar os seus mundos. A construção do roteiro foi feita de forma colaborativa pelas equipes dos Núcleos de Ações Educativas, Expografia e Audiovisual do museu. O roteiro partiu das experiências de mediação no período anterior às medidas de distanciamento social e buscou construir uma visita onde o espectador, a partir do vídeo introdutório, pode criar o seu próprio percurso pelos conceitos apresentados na exposição. Assim, os vídeos são independentes uns dos outros e podem ser vistos na ordem que o espectador desejar. Os conceitos são apresentados como um convite para que o espectador conheça os mundos indígenas sem fazer comparações e traduções a partir da sua própria realidade.
Os seis vídeos da Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas têm classificação livre e já estão disponíveis ao público no canal do Espaço do Conhecimento UFMG, no YouTube (www.youtube.com/espacoufmg), bem como os recados dos curadores indígenas e um vídeo sobre os teheys de Dona Liça Pataxoop. É só clicar nos links abaixo: