Notícias

Festival de Inverno da UFMG oferece oficinas para o público infantil

terça-feira, 10 de julho de 2018, às 8:48

Duas oficinas lúdicas do 50º Festival de Inverno da UFMG resgatam, de diferentes formas, o ato de brincar. Com inscrições abertas, uma é para crianças de 5 a 8 anos e outra para crianças de 9 a 13 anos. Cada oficina é dividida em dois turnos, um para brincadeiras com histórias e outro para construção de brinquedos. Agnaldo Pinho irá coordenar a atividade “Brincando de fazer brinquedos”, que ensinará as crianças a fazerem objetos, brinquedos, bonecos e autômatos, utilizando materiais simples, com os alunos brincando com suas próprias criações. Já a atividade “Era uma vez – brincando com as histórias”, será ministrada por Alessandra Visentin, psicóloga, atriz e contadora de histórias, que irá estimular a criatividade e a imaginação dos participantes. As oficinas ocorrem de 23 a 27 de julho, no Centro Pedagógico da UFMG, das 8h30 às 12h30. Haverá um intervalo com lanche. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, até o dia 20 de julho, no site do Festival, em www.ufmg.br/festivaldeinverno, que também contém sinopses e informações sobre toda a programação.

Durante cada dia da atividade “Brincando de fazer brinquedos”, serão construídos um ou mais brinquedos, e, através deles, discutidos conceitos de estética, técnicas, história, artes, de uso e aplicabilidade de ferramentas, e, também, de física e matemática, pois assim as crianças entenderão melhor como um brinquedo funciona. Após esta conversa, as crianças experimentarão na prática suas criações, brincando com elas em um espaço apropriado, onde se possa realmente deixar a brincadeira fluir. A atividade buscará fazer com que as crianças descubram o prazer e o poder de construir seus próprios brinquedos.

A atividade “Era uma vez – brincando com as histórias” tem o objetivo de despertar, nas crianças, uma relação de afeto, encantamento e diversão com os livros e com as histórias que existem dentro deles. O público é levado a se relacionar consigo mesmo, com os colegas e com as histórias, desenvolvendo atividades lúdicas que estimulem a criatividade e a imaginação.

Os professores

A professora da atividade “Era uma vez – brincando com as histórias” é Alessandra Visentin, psicóloga, atriz e contadora de histórias, que desde 2011 trabalha exclusivamente com a narração oral e já participou de eventos literários importantes no cenário nacional. É membro da Red Internacional de Cuentacuentos – RIC. Em 2017, recebeu, na cidade de São Paulo, o Troféu Baobá – 1ª Edição, para personalidades de destaque na arte lítero-narrativa.

O professor da atividade “Brincando de fazer brinquedos” é Agnaldo Pinho, que é artista plástico, pintor e bonequeiro. Formado em desenho pela EBA/UFMG, Agnaldo já trabalhou no Grupo Giramundo Teatro de Bonecos, junto aos mestres Alvaro Apocalypse, Teresinha Veloso e Madu, fundadores do grupo. Fundou a Traquitana Brinquedos, onde por anos pesquisou, criou, e reinventou brinquedos artesanais e populares. É também fundador da OPA! Cenografia, empresa especializada em montagens cenográficas, e da BONECARIA.COM, um ateliê de pesquisa, desenvolvimento e construções de brinquedos, bonecos e autômatos em várias técnicas.