Jornada de estudos aborda a relação entre música e cotidiano das cidades

quinta-feira, 12 de julho de 2018, às 9:52

Michel Brasil palestra sobre “Beatmakers e o mundo do rap em BH”. Foto: Casa Fora do Eixo Minas

Além de apresentações culturais, o 50º Festival de Inverno da UFMG também oferece atividades em que artistas e pesquisadores irão abordar temas relacionados a arte. Para os interessados em música, no dia 21 de julho acontece a Jornada de Estudos À escuta de mundos possíveis: músicas, cenas, territórios, e no dia 27 de julho uma conferência com o músico e compositor Wisnik. Os eventos são gratuitos e acontecem no Conservatório UFMG – Av Afonso Pena, 1534 – Centro

Jornada de Estudos
No dia 21, a jornada reúne pesquisadores e artistas a partir do tema À escuta de mundos possíveis: músicas, cenas, territórios. A proposta é oferecer um dia de discussão sobre a música no cotidiano das cidades com dois painéis temáticos, uma mesa-redonda, e a exibição de um filme. A programação da Jornada de Estudos foi elaborada buscando apresentar uma visão abrangente de possibilidades de pesquisas sobre cenas musicais e sobre a música no ambiente urbano. Segundo a coordenadora da inciativa, a pesquisadora Lúcia Campos (UEMG/UFMG), “o objetivo desta jornada é dinamizar os estudos sobre música na universidade, tomando a música como um objeto que se situa na confluência de diferentes abordagens e de diferentes disciplinas. Ao mesmo tempo, busca conectar esses estudos à vida musical da cidade e aos diversos atores que fabricam os ‘mundos da música”, explica Campos.

As atividades começam às 10h, com uma introdução da coordenadora Lúcia Campos, professora da UEMG/UFMG.  Logo depois, às 10h20, no painel temático Mundos da música há palestras sobre cenas de diferentes estilos, como o novo Sertanejo, o Heavy Metal e o Rap em BH. Já o painel temático Música no cotidiano, às 14h, apresentará questões ligadas a determinadas experiências, como as práticas musicas em um centro espírita ou as atividades dos Pataxó em escolas regulares de Belo Horizonte. Às 16h, a mesa-redonda Música e cidade, reúne seis debatedores, entre eles músicos, jornalistas e pesquisadores da área, que abordarão as músicas na cidade a partir a partir de pontos de vista históricos, etnográficos e relatos de experiência. “Na mesa, haverá espaço para falar do Clube da Esquina e sua relação com as cenas atuais, sobre o papel da mulher como musicista e compositora, sobre música e imigração, dentre vários outros assuntos”, afirma Lúcia Campos. Para fechar o dia, será exibido, às 19h, o filme Territórios de invenção (2017), com a presença do diretor Pedro Aspahan, que acompanha o trabalho de importantes músicos brasileiros a partir de residências musicais realizadas em seis cidades mineiras.

Conferências
Em 27 de julho acontece uma conferência com José Miguel Wisnik , ensaísta que escreve regularmente sobre música e literatura. Professor de literatura na USP, Wisnik gravou quatro discos e, desde 2005, realiza séreis de “aulas-shows”.
O Festival oferece ainda mais três conferências durante a programação: no dia 23 com Ione Medeiros, no dia 24 com Grace Passô e no dia 26 com Nuno Ramos. Todas as conferências são gratuitas e acontecem das 19h às 20h30 no Conservatório UFMG. Os convidados irão apresentar uma perspectiva dos seus trabalhos, tendo como pano de fundo o tema do Festival: “coExistência – um, dois, Nós”.

Jornada de estudos – À escuta de mundos possíveis: músicas, cenas, territórios
Inscrições: para obtenção de certificado, é necessária inscrição prévia (https://sistemas.ufmg.br/eventos/home.seam)
Data: 21 de julho de 2018
Horário: 10 às 20h
Local: Conservatório UFMG –  Av. Afonso Pena, 1534 – Centro, Belo Horizonte – MG (Limitado a capacidade do espaço)
Confira a programação da jornada.
Conferências
Período: 23, 24, 26 e 27 de julho de 2018