Data: 22 de julho

Hora: 17h

Local: Conservatório UFMG

O conhecimento é considerado o quinto elemento da cultura Hip Hop. Ao longo da história, os/as hip hoppers têm se engajado em diversas ações educativas e atividades de pesquisa (artística ou acadêmica). O objetivo da mesa é debater sobre a importância da pesquisa e da produção de conhecimento na cultura Hip Hop e a relevância do Hip Hop no contexto acadêmico, a partir da experiência dos/as participantes.

Participantes:
Larissa Borges neta de Dona Genoveva Rosa de Amorim e Maria Trindade. Artivista da Cultura Hip Hop, lésbica, mãe solo, doutora em Psicologia. Foi coordenadora do Plano Juventude Viva, liderou a elaboração do Plano Decenal de Políticas para Mulheres do Estado de Minas Gerais e fez parte da equipe da Gabinetona. Atualmente faz atendimentos de psicologia clínica afrocentrada, ministra palestras, cursos e consultorias sobre relações raciais e de gênero.

Clebin Quirino – produtor musical e audiovisual, professor, músico e artista plástico. Atua na cultura hip hop desde 1996, participando de vários grupos e coletivos. Como produtor, fundou a Produto Novo Estúdio Selo, a fim de acessibilizar a produção musical e audiovisual de baixo custo, sobretudo para artistas da periferia. Está à frente do vodcast Bateu no Baile que fala sobre cultura DJ e de vinil, também é apresentador do programa de rádio Hora Rap que vai ao ar na UFMG Educativa FM 104,5.

Monge – fundador da Família de Rua e do Duelo de MCs. Criou o canal no YouTube Griot Urbano e da Batalha Griot. Desde 2011, é MC, produtor e curador do Festival Palco Hip Hop. Além disso, participou dos grupos Saga Contínua e A Corte, integrou a Conspiração Subterrânea Crew e a JotaEfe Crew. Lançou dois EPs: CaminhoDeZion Vol.I e 2Pra1.

Mediador:
Michel Brasil – músico, pesquisador e doutorando na Escola de Música da UFMG. Bacharel em Radialismo e Televisão pela UFMG e mestre em Artes pela UEMG. Atuou em diversos projetos envolvendo música, cultura urbana, educação e comunicação. Seus interesses de pesquisa envolvem temas, como rap, hip hop, black music, funk, produção musical, bateria/percussão, música brasileira e globalização. Também atua como baterista e é um dos produtores do programa Hora Rap, transmitido desde 2014 pela Rádio UFMG Educativa.

Duração: 2h