O curso visa apresentar diretrizes, técnicas e materiais que orientam o acondicionamento de bens culturais móveis, a partir das Ciências da Conservação. Cada pessoa pode se inscrever apenas em um módulo.

Módulo 1: Pinturas e esculturas (tridimensionais)
24/7 (segunda), das 8h às 12h

Módulo 2: Documentos gráficos (tridimensionais)
25/7 (terça), das 8h às 12h

Módulo 3: Documentos gráficos (bidimensionais)
26/7 (quarta), das 8h às 12h

Professoras:
Giulia Giovani – docente no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFMG. Possui Doutorado em Artes/Preservação do Patrimônio Cultural e Mestrado em Artes/Tecnologia da Obra de Arte, ambos pela UFMG. Tem experiência na gestão de acervos museológicos, pesquisa em conservação e restauração de obras de arte modernas e contemporâneas, e reintegração cromática de pinturas e esculturas. Atuou como diretora de Gestão de Acervos Museológicos na Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Atualmente, é diretora do Espaço Acervo Artístico na UFMG.

Fernanda Brito – docente no curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFMG. Suas pesquisas abordam a encadernação no Brasil. Possui larga experiência ministrando cursos de encadernação, caixas rígidas, flexíveis e acondicionamento para documentos tridimensionais e planos. Atualmente está como coordenadora do Centro de Convivência Negra e coordenadora adjunta do projeto Pra quem as cotas?

Diná Marques Pereira Araújo – atua como bibliotecária-documentalista na Coordenadoria de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Cultura da UFMG. Mestra e doutoranda em Ciência da Informação na UFMG. Bacharela em Biblioteconomia pela UFMG. Restauradora e Conservadora de Documentos Gráficos. Atuou como coordenadora da Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária UFMG (2010-2021). Foi membro do Comitê Memory of World, Unesco, Brasil (2015-2019). Atua principalmente nos seguintes temas: bibliofilia, bibliografia, conservação e restauração de documentos gráficos, história do livro, história das bibliotecas, patrimônio cultural, representação de documentos gráficos.

Período: 24 a 26/7
Horário: 8h a 12h
Carga horária: 4h
Local: Espaço Acervo Artístico UFMG