Apresentação

“A memória é a consciência inserida no tempo”
Fernando Pessoa

Em 2016, o Festival de Verão da UFMG, promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), completa 10 anos de existência. Em ritmo de comemoração, o Festival, que irá ocorrer do dia 31 de janeiro ao dia 04 de fevereiro de 2016, período que antecede o carnaval, traz a temática Tempo e memória.

Com tema amplo, que abrange campos de conhecimento diversos, da neurociência à arte, a décima edição do evento proporciona diversas reflexões: Como se dá nossa percepção do tempo? Como o vivenciamos e o compreendemos? Como se constrói a memória? Que relações se estabelecem entre os modos ancestrais de saber fazer e saber viver e de que maneira eles se inscrevem na história?

Fazendo ressoar essas ideias e esses questionamentos, o Festival de Verão, através de uma programação diversificada, abre espaço para a mobilização das memórias, das vontades e dos afetos, com intenção de que o saber se produza e seja vivenciado por seus participantes. Trabalhos artísticos, oficinas e reflexões que envolvem as questões da ancestralidade, das vivências culturais, da biografia humana, da rítmica corporal, da percepção do tempo e da ressignificação das memórias estão presentes na programação do evento, que acontece no Centro Cultural UFMG, no Conservatório UFMG e no Espaço do Conhecimento UFMG.