Organização

Ficha técnica

Promoção: Universidade Federal de Minas Gerais
Realização: Diretoria de Ação Cultural – DAC

Reitor da UFMG: Jaime Arturo Ramírez
Vice-Reitora: Sandra Regina Almeida

Diretora de Ação Cultural: Leda Martins
Diretores Adjuntos de Ação Cultural: Fernando Mencarelli (até dezembro/2015) e Denise Pedron
Diretor do Centro Cultural UFMG: Rodrigo Vivas
Diretora do Conservatório UFMG: Margarida Borghoff
Diretora do Espaço do Conhecimento UFMG: Ana Flávia Machado
Diretor do Centro de Comunicação (Cedecom): Marcílio Lana

Conselho Curador
Coordenação geral: Denise Pedron
Curadores de área: Cristiane Miryam Drumond de Brito (Ciências da Vida e Saúde); Marcos Alexandre (Humanidades, Letras e Artes); Bernardo Nunes Borges de Lima (Ciências Exatas, Ciências da Terra e Tecnologias); Marcos Vinícius Bortolus (Projetos Especiais)

Coordenação administrativa: Márcia Fonseca Rocha
Produtora: Rossilene Diana
Coordenação de produção de eventos: Rosângela da Silva Santos
Coordenação de comunicação (DAC): Clara Soares Braga
Coordenação de infraestrutura: Jefferson Vieira de Góes
Coordenação financeira: Vera Lúcia Magalhães
Assistente financeiro: Marly Magda de Castro Vertelo
Coordenação de compras: Lucas Melo Siqueira
Assistente de compras: Leocimar Marcos dos Santos
Assistentes de produção: Ana Cristina Mendes, Bruna Acácio, Marcus Queiroz, Thobila Gabriela de Lima Costa Sousa
Assessoria de imprensa: Amanda Moreira de Almeida
Assessoria de redes sociais: Pedro Nogueira
Planejamento de Comunicação, Produção Jornalística, Projeto Gráfico e Site: Centro de Comunicação (Cedecom)
Acessibilidade: Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)
Apoio institucional: Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG, Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)

______________________________________________________________________________________________________

Coordenadora geral

Denise Pedron (UFMG) – Graduada em Letras (1995), com mestrado em Estudos Literários (1999) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), com a tese ‘A performatividade na cultura contemporânea’. É professora no curso técnico em Artes Dramáticas do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ministra as disciplinas de História do Teatro, Literatura Dramática e História do Teatro Brasileiro. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em História e Teoria Teatral, atuando como pesquisadora, principalmente, nos seguintes temas: crítica teatral, processos criativos em performance, intervenção urbana e teatro contemporâneo.

Curadores de áreas

Ciências da Vida e Saúde

Cristiane Miryam Drumond de Brito (UFMG) – Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), é Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de SP, 1999 e 2004, respectivamente. Foi docente titular de 1999 a 2006 na Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos e, de 2001 a 2006, no Centro Universitário Monte Serrat, em Santos. No período de 2006 a 201, atuou como docente adjunto da Universidade Federal de São Carlos, com projetos de extensão e pesquisa que fazem interface entre processos criativos de artista, cultura e Terapia Ocupacional. Também possui projetos de pesquisa em saúde mental e na atenção básica de saúde. Atuou como Docente-Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da UFSCar. Atualmente é professora associada do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais e.docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Estudos do Lazer. Pesquisadora do CRR-MG.

Ciências Exatas, da Terra e Tecnologias

Bernardo Nunes Borges de Lima (UFMG) − Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), com mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA (2003) e estágio de pós-doutorado no Centrum voor Wiskunde en Informatica-CWI em Amsterdã-Holanda (2007), onde também foi Professor Visitante durante o primeiro semestre de 2009. Desde 1999, é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. É credenciado como orientador de Doutorado nos programas de Pós-Graduação em Matemática e Estatística da UFMG. Sua área de atuação é em Probabilidade, mais especificamente no estudo de questões ligadas aos modelos de Percolação. Desde 2007, é Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências.

Humanidades, Letras e Artes

Marcos Alexandre (UFMG) – Graduado em Letras (Licenciaturas: Português, Inglês e Espanhol) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (1995), onde concluiu o mestrado (em 1998) e o doutorado (em 2004) em Estudos Literários, defendendo a tese Juan Radrigán e Plínio Marcos: contextos e textos dramáticos espetaculares. Entre maio de 2008 e fevereiro de 2009, realizou a pesquisa de pós-doutorado intitulada Brasil e Cuba em diálogo: a cultura afrodescendente em cena, na Facultad de Artes Escénicas do Instituto Superior de Arte ISA, em Havana, Cuba, e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia UFBA, em Salvador. Atualmente, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPQ, Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais, onde leciona disciplinas de língua espanhola e de literaturas hispânicas na Faculdade de Letras, na habilitação em Espanhol, e de teoria literária, na Pós-Graduação. Atua também no curso de Teatro da Escola de Belas Artes, ministrando disciplinas sobre Teorias do Texto Dramatúrgico e do Texto Espetacular. Integra o Grupo de Teatro Mayombe, desde sua fundação, em 1995. Coordena o Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade – NEIA, em parceria com o professor Eduardo de Assis Duarte. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: literaturas hispânicas, performances, rituais afro-brasileiros, teatro negro e teatro latino-americano.

Projetos Especiais

Marcos Vinícius Bortolus (UFMG) – Graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG, com habilitação em Engenharia Aeronáutica (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela UFMG (1991) e doutorado em Energia – Universidade Toulouse III (Paul Sabatier), França (1995). Atualmente é Professor Associado IV da UFMG. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Mecânica dos Fluídos, atuando principalmente nos seguintes temas: aerodinâmica subsônica computacional e modelagem da turbulência. Participa de projetos de ensino, extensão e pesquisa nas áreas de cognição e cultura; relação ciência, tecnologia e cultura; tecnologia assistiva e inclusão social; e processo criativo. Leciona disciplinas e orienta alunos dos seguintes cursos de graduação: engenharia aeroespacial, engenharia mecânica, engenharia de produção, engenharia de sistemas e Formação Intercultural de Educadores Indígenas – licenciatura indígena da Faculdade de Educação/UFMG.

______________________________________________________________________________________________________

Informativo da Diretoria de Ação Cultural – DAC
UFMG – Campus Pampulha – Av. Pres. Antônio Carlos, 6627
Prédio da Biblioteca Central – 4º andar – Sala 413
CEP 31270-010 − Belo Horizonte – MG
E-mail: festivalveraoufmg@gmail.com
Secretaria do Festival: (31)3409-8287