Notícias

Com conversa e jogos lúdicos, ‘Balaio de Sinhá’ resgata memórias afetivas

terça-feira, 19 de janeiro de 2016, às 9h27

Associados a uma boa conversa, jogos lúdicos, brincadeiras e cantigas são recursos que estimulam o resgate de memórias afetivas. Esse é o objetivo da oficina Balaio de Sinhá, que será ministrada no dia 3 de fevereiro, durante o Festival de Verão, na Galeria Aretuza Moura, no Centro Cultural UFMG. As inscrições para esta e para as demais oficinas do evento já estão abertas e podem ser efetuadas na página da Fundep.

A produtora cultural do grupo, Patrícia Lacerda, explica a dinâmica da atividade. “De um balaio são retirados objetos, como luminária, peteca ou peão. Eles despertam recordações e impressões variadas entre os participantes. Isso tudo se junta a músicas, brincadeiras e reflexões, formando o ‘balaio’”, descreve Patrícia.

Formado por 24 mulheres do bairro Alto Vera Cruz, com idade entre 53 e 94 anos, o grupo Meninas de Sinhá foi idealizado por Valdete da Silva Cordeiro no fim da década de 1980, com o objetivo de melhorar a autoestima de suas vizinhas. Desde então, as Meninas de Sinhá estimulam vivências culturais que ajudam a transformar o cotidiano da comunidade.

Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site do evento.

Vagas: 40 Carga horária: 2 horas Data: 3 de fevereiro Horário: 15h às 17h Classificação etária: a partir de 12 anos Local: Centro Cultural UFMG (Galeria Aretuza Moura)

Fonte: Agência de Notícias UFMG