Notícias

Em linguagem didática, professor da Matemática discorrerá sobre as técnicas envolvidas na codificação de textos

terça-feira, 26 de janeiro de 2016, às 5h51

Ao pé da letra, criptografia significa “escrita escondida, cifrada, oculta”. O dicionário explica mais detalhadamente: trata-se de um conjunto de técnicas usadas para codificar um texto, de forma a possibilitar a sua transmissão segura – pela internet, por exemplo.

Na oficina Criptografia para crianças, o professor Fabio Brochero, do Departamento de Matemática, vai explicar para jovens e adultos – porém com didática compreensível até para crianças, daí o nome da atividade – como essas técnicas funcionam. “Mostraremos como a matemática, relativamente simples, pode gerar sistemas criptográficos seguros”, explica.

Podem se inscrever, no site da Fundep, pessoas com 14 anos ou mais, já que é recomendável um conhecimento mínimo de matemática para acompanhar a aula.

“Falaremos um pouco dos sistemas criptográficos ao longo da história até os tempos atuais, de forma bem simples, destacando a importância da criptografia na modernidade e a forma como ela afeta nosso cotidiano”, explica o professor.

O 10º Festival de Verão ocorre de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, na semana que antecede o Carnaval, e terá como tema Tempo e memória. A lista de todas oficinas oferecidas está disponível no site do evento.

Vagas: 25 Carga horária: 16 horas Período: 1 a 4 de fevereiro Horário: 8h30 às 12h30 Material do aluno: caderno ou bloco de notas, caneta/lápis Classificação etária: a partir de 14 anos Local: Conservatório UFMG – sala 5

Fonte: Agência de Notícias UFMG