Notícias

Shows musicais e apresentações teatrais ditam o tom da programação cultural

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016, às 5h57

No seu aniversário de dez anos, o Festival de Verão da UFMG promoverá atividades artísticas nos três equipamentos culturais que mantém em Belo Horizonte: Centro Cultural, Conservatório e Espaço do Conhecimento.

A programação, gratuita, prevê eventos nos cinco dias de Festival, como as exposições Festival de Verão: 10 anos experimentando o saber e Visualidades e memória. Ambas ficam em cartaz do dia 31 ao dia 4, a primeira no Espaço do Conhecimento, e a segunda, no Centro Cultural.

Festival de Verão: 10 anos experimentando o saber será exibida na fachada digital do Espaço do Conhecimento das 19h às 23h, contando a trajetória do Festival. Visualidades e memória [foto], por sua vez, será montada no 2º andar do Centro Cultural.

Trata-se de mostra de fotografias do prédio do Centro Cultural e das estruturas urbanas do seu entorno, como a estação ferroviária e a Praça da Estação. A abertura da mostra ocorre domingo, 31, às 18h30. Ela permanecerá aberta ao público de 1º a 4 de fevereiro, das 9h às 21h.

A programação do Festival de Verão 2016 pode ser consultada no site do evento. Confira outras atrações culturais:

Show de Mamour Ba e Conexão African Beat No Centro Cultural, o artista senegalês Mamour Ba [em foto de Marta Eloiza] fecha a programação do primeiro dia de Festival. A partir das 19h30, ele se apresenta com a banda Conexão African Beat, com foco nos tambores e ritmos tribais africanos.

Show Cantos para alfabetizar, de Kanatyo Pataxó e Siwê Pataxó No dia 1º, é a vez do Conservatório receber um show musical. Lá, às 18h, se apresentarão Kanatyo Pataxó e Siwê Pataxó, pai e filho que, com sua música, contam a cultura tradicional Pataxó e buscam a alfabetização.

Espetáculo teatral Os papéis do inferno

No mesmo dia, às 20h, o auditório do Centro Cultural UFMG recebe o espetáculo teatral Os papéis do inferno [em foto de Lucas Pacheco], em que são contadas três histórias marcadas pela atmosfera cruel dos anos das ditaduras militares latino-americanas.

Nova apresentação do espetáculo está marcada para o dia seguinte, terça-feira, 2, às 20h, no mesmo espaço.

Show do Coral de Trombones e Tubas da UFMG Também no dia 2, às 18h, o Centro Cultural UFMG receberá apresentação do Coral de Trombones, vinculado à Escola de Música da UFMG, que toca desde músicas clássicas até obras contemporâneas, de nomes como Milton Nascimento, Tom Jobim e Luiz Gonzaga.

Visita guiada Corpo e percepção sonora no espaço A partir das 15h30, o Espaço do Conhecimento promove visita guiada às suas instalações. A proposta é que o visitante, de olhos vendados, experimente sensações e detalhes novos na visita, como nuances de tons de voz, sons ambientes, texturas e cheiros.

Além da edição do dia 2, haverá novas visitas guiadas ao Espaço do Conhecimento nos dias 3, quarta, e 4, quinta, sempre no mesmo horário.

Show No balaio de Sinhá No dia 3, às 19h, o grupo Meninas de Sinhá se apresenta no Centro Cultural. O grupo também vai ministrar uma oficina, que tem o objetivo de estimular os participantes a resgatar memórias afetivas por meio de conversas, brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos.

Show do Bloco Magnólia Brass Band Por fim, no dia 4, a programação do Festival de Verão será encerrada com apresentação, às 18h30, no Conservatório, do Bloco Magnólia Brass Band [em arte de Tiago Macedo], que interpreta clássicos do jazz americano de meados do século 20, como Dizzy Gillespie, Louis Armstrong e Duke Ellington.

Fonte: Agência de Notícias UFMG